Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-10-2017

    SECÇÃO: Desporto


    FUTEBOL

    Fator casa (emprestada) tem sido determinante para início de época positivo do Ermesinde 1936

    Olhando para as primeiras seis jornadas da Série 2 do Campeonato da Divisão de Elite - Pró Nacional da Associação de Futebol do Porto (AFP) bem se pode dizer que o Ermesinde 1936 tem feito do fator casa um trunfo para ocupar por esta altura a zona do meio da tabela da citada competição. A relevância desta posição ganha contornos mais vincados não só pelo facto de os ermesindistas estarem a fazer a sua estreia num campeonato que por tradição é extremamente competitivo, mas sobretudo porque os jogos caseiros têm sido realizados… em casa emprestada. Último facto este que acontece porque o Estádio de Sonhos está, como se sabe, a ser alvo de obras de reabilitação (entre outras empreitadas destaca-se a colocação de um relvado sintético), aspecto que tem obrigado os pupilos de Jorge Lopes a atuarem longe da sua cidade nestas primeiras jornadas. Mas tal não tem impedido o Ermesinde 1936 de permanecer imbatível sempre que joga como visitado, já que em três jogos realizados venceu dois e empatou um. Na condição de visitante é que o panorama é diferente, já que em três partidas os verde-e-brancos somaram outros tantos desaires.

    Na tabela classificativa o Ermesinde 1936 ocupa o 10º lugar, com sete pontos, enquanto que na liderança segue o invicto Paredes, com 18.

    Começamos esta revista daquilo o que foram os primeiros encontros dos ermesindistas no escalão maior da AFP pela partida mais recente, ocorrida no passado domingo (15 de outubro), altura em que o emblema da nossa freguesia recebeu e empatou com o Folgosa da Maia a duas bolas.

    foto
    O Ermesinde 1936, como visitado, voltou a jogar fora de portas (pelo facto de não estarem ainda concluídas as obras no Estádio de Sonhos), desta vez no Estádio Municipal de Valongo diante do Folgosa da Maia, em partida referente à 6ª jornada. Apesar do seu nome pomposo, este recinto não oferece as mínimas condições para se assistir a um jogo de futebol! Na primeira metade da partida, ao minuto 19, a equipa da casa ficou reduzida a 10 jogadores, por expulsão de Paparradas, por uma mão na bola dentro da grande área, tendo o árbitro assinalado grande penalidade. Na conversão do castigo, Ricardo fez 1-0 para os visitantes. Apesar disso, o clube visitado não baixou os braços e decorridos apenas nove minutos chegou ao empate, por intermédio de Nuno Herdeiro. No último minuto da primeira parte o Ermesinde 1936 beneficiou também de uma grande penalidade que Fábio Ribeiro converteu de forma irrepreensível. Já no decurso do segundo tempo, aos 65 minutos para sermos mais precisos, o Folgosa da Maia voltou a marcar (por Guerra) fixando o resultado final em 2-2. Há ainda a sublinhar que algumas decisões do árbitro foram muito contestadas pela massa associativa local, que nesta jornada foi "guardada" por um efetivo policial pouco normal! Uma palavra de destaque para o guarda-redes do Ermesinde 1936, Pedro, que voltou a estar muito bem na baliza.

    Neste encontro o Ermesinde 1936 alinhou com: Pedro; Fábio Ribeiro, Bruno Pacheco, Costa e Espincho; João Lindo, Leo e Paparradas; Quim (Fábio Alves, 62) Nuno Herdeiro (Diogo Loureiro, 80) e Luís Coentrão (Igor, 62). Treinador Jorge Lopes.

    CHAPA QUATRO EM LORDELO

    Uma semana antes (no dia 8) os pupilos de Jorge Lopes viajaram até Lordelo para defrontarem o Aliados em jogo da 5ª ronda. Viagem que foi concluída com uma derrota por 4-2, mas onde o Ermesinde 1936 até entrou melhor, já que aos nove minutos Nuno Herdeiro colocou os visitantes em vantagem. Até ao intervalo o Aliados, equipa que ocupa por esta altura o segundo lugar da classificação, deu a volta ao marcador, saindo assim para o intervalo em vantagem. No reatamento os locais cedo trataram de sossegar os seus adeptos e garantir os três pontos, partindo para cima dos ermesindistas e conseguindo mais dois golos. O melhor que o Ermesinde 1936 conseguiu fazer foi reduzir a desvantagem, graças a mais um tento de Nuno Herdeiro, aos 87 minutos.

    Nesta partida a turma verde-e-branca alinhou com: Pedro; Bruno Pacheco, Fábio Ribeiro, Paparradas e Espincho; João Lindo, Leo e Coentrão; Diogo Loureiro, Quim e Nuno Herdeiro. Treinador: Jorge Lopes.

    VITÓRIA AO CAIR DO PANO

    Na tarde de 30 de setembro o Ermesinde 1936 jogou na condição de visitado no complexo Fernando Pedrosa, em Rio Tinto, diante do Rebordosa, em jogo da 4ª jornada. Os ermesindistas entraram bem na partida, mas depressa se deixaram ultrapassar, permitindo que o adversário chegasse ao golo à passagem do minuto 20, por intermédio de Óscar. Mesmo em cima do intervalo o emblema das argolas conseguiu o empate, com um golo de belo efeito apontado por Nuno Herdeiro, atleta que tem estado em destaque neste início de temporada pela sua veia goleadora. O Rebordosa não podia fazer melhor na reentrada, com o segundo golo de Óscar, aos 46 minutos. Correndo atrás do prejuízo o Ermesinde 1936 beneficiou aos 63 minutos de uma grande penalidade, a qual Fábio Ribeiro converteu com êxito, restabelecendo assim o empate. Já com a equipa visitante reduzida a 10 unidades, e quando faltava apenas um minuto para os 90, Espincho rematou de longe, mas a bola levava selo de golo, o que valeu os três pontos amealhados pela equipa da casa, num jogo que não foi nada fácil, pois o adversário bateu-se muito bem. 3-2, o resultado final de uma partida em que o Ermesinde 1936 alinhou com: Pedro; Fábio Ribeiro, Leo, Costa (Pacheco, 29) e Espincho; João Lindo, Fajó (Igor, 64) e Luís Coentrão; Diogo Loureiro (Fábio Alves, 64), Quim e Nuno Herdeiro (Zé Miguel, 88). Treinador: Jorge Lopes.

    DESAIRE PELA

    MARGEM MINÍMA

    Na 3ª jornada desta Série 2 da Divisão de Elite o Ermesinde 1936 foi até à Vila das Aves (Santo Tirso) para medir forças com o Vilarinho. Jogo que se saldou por uma derrota mínima para a turma da nossa cidade, isto é, por 2-1, mas tal como haveria de acontecer duas semanas mais tarde, em Lordelo, os ermesindistas abriram o marcador. Depois de um nulo ao intervalo, João Lindo fez o primeiro tento do jogo para o Ermesinde 1936, quando estavam decorridos 51 minutos. Porém, o Vilarinho arregaçou as mangas e até final deu a volta ao marcador, aplicando assim a segunda derrota da época à turma de Jorge Lopes, que nesta partida jogou com: Pedro; Fábio Ribeiro, Paparradas, Costa e Espincho; João Lindo, Fajó e Luís Coentrão; Diogo Loureiro, Quim e Nuno Herdeiro. Treinador: Jorge Lopes.

    PRIMEIRO JOGO

    EM CASA

    (EMPRESTADA)

    O Ermesinde 1936 estreou-se no campeonato, no dia 17 de setembro, na condição de visitado, no complexo Fernando Pedrosa, em Rio Tinto, tendo averbado a primeira vitória por números que não deixam margens para dúvidas. 3-0 ante o Barrosas, em partida a contar para a 2ª jornada. Equipa visitante que se mostrou bastante sólida e bem estruturada e na primeira parte, dispondo de boas oportunidades para marcar, mas seria o Ermesinde 1936 a inaugurar o marcador já na parte final do primeiro tempo, altura em que Diogo Loureiro, na pequena área, só teve de "empurrar" para a baliza a bola que lhe tinha sido enviada do lado direito do seu ataque. Depois do intervalo os visitados estiveram melhor em campo e os golos surgiram naturalmente: aos 51 minutos Nuno Herdeiro aproveitou com muita eficácia um erro da defesa adversária e aos 77 minutos, Espincho fechou o marcador com um golo resultante de um livre direto a castigar uma falta sobre Fábio Alves. Uma nota para referir que na ronda inaugural do campeonato, uma semana antes, o Ermesinde 1936 havia sido derrotado no reduto do Vila Meã, por 4-1. Ante o Barrosas os ermesindistas alinharam com: Pedro; Fábio Ribeiro, Paparradas, Costa e Espincho; João Lindo, Fajó e Quim (Zé Miguel, 83); Diogo Loureiro (Pimpão, 68), Herdeiro (Fábio Alves, 68) e Luís Coentrão (André, 83). Treinador: Jorge Lopes.

    Por: MAD/AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].