Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2017

    SECÇÃO: Local


    Município de Valongo reacende pontos de iluminação desligados e substitui todas as luminárias por tecnologia LED

    Foto CMV
    Foto CMV
    O processo de substituição da iluminação pública a 100 por cento por tecnologia LED arrancou a 28 de Agosto último em todas as freguesias do concelho do Valongo. No âmbito do Contrato de Eficiência Energética celebrado entre o Município de Valongo e a EDP Comercial, serão substituídas em Valongo 16.000 luminárias, inclusive os cerca de 5.000 pontos de iluminação pública que foram desligados em 2012, que serão todos religados.

    O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, depois de devidamente formado para o efeito, ajudou a substituir a primeira luminária, na Rua Rodrigues de Freitas, junto à Estação da CP, em Ermesinde. De seguida, o autarca acompanhou os trabalhos já em curso nas freguesias de Alfena, Valongo, Campo e Sobrado.

    Prevê-se que a substituição esteja concluída dentro de quatro meses. A tenologia LED permitirá uma redução do consumo de energia em mais de 60 por cento. O contrato com a EDP no valor de 6,2 milhões de euros tem a duração de 16 anos, sendo que o investimento inicial será pago com as poupanças futuras. Estima-se uma poupança anual no valor de 600 mil euros.

    "Este projeto vem dar resposta a um dos maiores anseios da população, aumentando o sentimento de segurança na via pública, com uma solução inovadora, económica, mais eficiente e amiga do ambiente", salientou o autarca, referindo que além da redução da fatura energética, a tecnologia LED permite diminuir os custos de manutenção, reduz as emissões de CO2 e minimiza os desperdícios de luz.

    "Temos muito orgulho em ser o primeiro Município da Área Metropolitana a implementar este sistema inovador, que nos permitiu resolver um problema sem custos acrescidos para o erário público", concluiu José Manuel Ribeiro, acrescento que a eficiência energética já está a começar a ser aplicada nos equipamentos municipais, como pavilhões e piscinas, estando também a ser estudada a substituição da frota automóvel do Município de Valongo por veículos elétricos e híbridos.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].