Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2017

    SECÇÃO: Local


    Centro Social de Ermesinde acolhe quatro jovens voluntários europeus no âmbito do programa Erasmus+

    foto
    O Centro Social de Ermesinde (CSE) está desde o passado dia 4 de setembro com um ambiente mais… multicultural. Facto que é possível confirmar pela presença de quatro jovens voluntários europeus que viajaram para Ermesinde ao abrigo do programa Erasmus+ Quatro jovens que aqui vão viver durante um ano, doze meses em que irão ter contacto com a realidade local, da cultura às tradições, passando pela interação com a comunidade local e pela integração no quotidiano ermesindense (e concelhio). Vêm munidos de um espírito aventureiro e em simultâneo uma vincada curiosidade em conhecer mais não só sobre a cidade como sobre a região e o próprio país.

    Recorde-se que o Erasmus+ é um programa desenvolvido a nível europeu e destinado a jovens entre os 18 e os 30 anos, que em regime de voluntariado estejam interessados em integrar uma organização/entidade parceira deste projeto, como é o caso do CSE.

    Pois bem, depois de retemperadas as forças da viagem até Ermesinde, os quatro jovens foram brindados pela Direção do CSE com um almoço de boas vindas no dia 5, uma oportunidade para trocarmos umas breves palavras com Katia, uma jovem polaca oriunda de Poznan, que nos falou do gosto pelo voluntariado e pela curiosidade em descobrir Portugal. Com alguma experiência ao nível do voluntariado, Katia partilhou connosco alguns metas que pretende alcançar nesta sua experiência, sendo uma delas de cariz mais introspetivo, digamos assim: "quero descobrir algo mais sobre mim, sobre "coisas" novas que poderei fazer. Por exemplo, nunca fiz teatro, e sei que aqui no vosso concelho têm uma companhia profissional. Gostava de experimentar. Mas acima de tudo quero conhecer novas pessoas, descobrir uma nova cultura e conhecer "coisas novas", diz-nos esta jovem polaca, que tem como companheiros de aventura um cidadão espanhol, uma húngara e uma italiana. Quatro jovens que vão então ser integrados de forma voluntária na realidade do CSE, nas suas diversas valências mais concretamente.

    Bem vindos.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].