Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2017

    SECÇÃO: Destaque


    ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017 - CANDIDATURA DA COLIGAÇÃO UNIDOS POR TODOS À ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE ERMESINDE

    Ermesinde continuará no rumo certo

    TERESA RAPOSO
    TERESA RAPOSO
    Está à vista de todos o inequívoco crescimento da Junta de Freguesia de Ermesinde nos últimos oito anos! Tenho o maior orgulho em ter participado ativamente, desde 2009, na concretização de estratégias e iniciativas que beneficiaram, em muito, a nossa população e potenciaram o grau de desenvolvimento que a nossa cidade alcançou. Logo no início, apostámos na adesão às novas tecnologias e na modernização administrativa, bem como instalámos um posto de atendimento na Travagem. Fizemos uma grande aposta na intervenção social, com a criação de um Gabinete de Ação Social que apoiou ativamente os ermesindenses, a abertura de duas Lojas Sociais; o lançamento de um Gabinete de Apoio ao Emigrante; a implementação de um Banco de Ajudas Técnicas para acesso a material médico e ortopédico ou o Programa "Viver bem aos 55+", que oferece atividades ocupacionais aos nossos seniores, incluindo um passeio anual.

    No que toca à Educação, gerimos aquele que é um dos melhores serviços de Prolongamento de Horário Escolar do País, a par do Banco de Recolha e Partilha de Livros Escolares. Para os mais jovens, lançámos intercâmbios, participámos no Serviço de Voluntariado Europeu, temos Campos de Férias e uma Colónia Balnear e somos a única freguesia do país com Cartão Jovem da Movijovem. No plano cultural e recreativo, destaco a aposta na Romaria de Santa Rita, "Enterro do João", "Ermesinde Festeja o Natal", comemorações do Dia da Cidade e "Noite Branca e dos Bombos", cuja notoriedade ultrapassa já os limites do Concelho!

    Pudemos assim, e apesar do evidente desinvestimento da atual Câmara na nossa freguesia, contribuir para que Ermesinde seja atualmente uma cidade com ritmo, com atividade cultural e lúdica próprias, afastando o antigo estigma da "cidade dormitório".

    O nosso programa eleitoral para o próximo mandato é vasto e transversal a vários setores. Pretendemos dar continuidade aos variados projetos abraçados pela Junta de Freguesia de Ermesinde, mas queremos fazer ainda muito mais. Temos em mente a criação de um Gabinete de Apoio às Coletividades, a dinamização do Mercado de Ermesinde e a área circundante; a instalação de mais parques infantis e circuitos de manutenção; a continuação da requalificação da zona ribeirinha do Leça ou a revisão do Regulamento dos Cemitérios, colocando em prática regimes de isenção de taxas para pessoas que comprovadamente apresentem carências económicas.

    Verificamos, no entanto, que a nossa cidade se depara, em pleno 2017, com problemas que vieram reavivar na memória dos Ermesindenses tempos que todos julgávamos definitivamente passados. Falo da ineficaz recolha do lixo por parte da Câmara Municipal e que tem levado a que, por toda a cidade, haja um crescente amontoado de sujidade. Da parte da Lipor, com quem a Junta de Freguesia de Ermesinde teve recentemente uma reunião, há inteira disponibilidade para planear uma nova forma de recolha de recolha de lixo para Ermesinde, projeto pelo qual lutaremos.

    É também impreterível pressionar a Câmara para rever os Acordos de Execução referentes à limpeza das ruas, aos quais sempre nos opusemos por considerarmos não transferirem meios humanos e verbas suficientes para a realização dos trabalhos com a qualidade que a população merece.

    Teremos especial atenção à inventariação das espécies arbóreas existentes na cidade, realizando um projeto alargado de tratamento, mas também, se for caso disso, de substituição das espécies consideradas menos adequadas para os determinados locais.

    Defendemos também a necessidade da criação de um Gabinete Local de Proteção Civil, de maneira a ser efetuada uma fiscalização e resposta imediata e de proximidade. Manteremos as campanhas de sensibilização relacionadas com os animais de companhia, promovendo locais específicos para lazer e passeio, assim como desenvolveremos mais campanhas de adoção de animais.

    Com uma equipa próxima e atenta aos problemas da freguesia, estou segura de que Ermesinde continuará no rumo certo. No próximo dia 1 de outubro conto com o apoio de todos para, juntos, podermos fazer ainda mais e melhor por Ermesinde!

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].