Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2017

    SECÇÃO: Destaque


    ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017 - CANDIDATURA DO MPT - PARTIDO DA TERRA À CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    Seja parte desta mudança

    ANTÓNIO MACHADO
    ANTÓNIO MACHADO
    O MPT - Partido da Terra Valongo é sem duvida um jovem no Concelho de Valongo, mas como qualquer jovem é muito atento ao que se passa e tem pais, pais estes conhecedores do que foi feito no nosso Concelho e o que falta fazer, pois os seus pais são homens e mulheres que vivem no nosso Concelho e vivem o nosso Concelho e isso permite-lhes ter uma visão de futuro.

    Somos um Concelho vivo, apaixonante e queremos torná-lo mais vivo, mais apaixonante e acima de tudo dar-lhe condições para no futuro ser o Concelho de referência nacional ao nível de qualidade de vida e de índice de felicidade pois no fundo é isso que interessa ao nosso povo, ao povo de que nós MPT - Partido da Terra fazemos parte.

    Nesta sentido o MPT- Partido da terra apresenta-se como Candidato à Câmara Municipal de Valongo com a certeza de que podemos ser um grande Concelho mas para isso é necessário trabalhar muito e bem.

    O MPT- Partido da Terra olha, na sua candidatura, desde logo para a questão dos passeios pois é necessário arranjar os passeios por todo o Concelho e alargar muitos deles para que as pessoas de mobilidade reduzida ou com carros de bébés circulem em segurança e é ainda necessário criar rampas de acesso a esses mesmos passeios. Olha ainda para a questão do ordenamento rodoviário, é necessário reorganizar a circulação de carros em algumas artérias e olha ainda para a falta de baldes do lixo, um pouco por todas as freguesias.

    Mas se estas são algumas das propostas urbanísticas para o Concelho, o MPT - Partido da Terra olha também para a questão económica, mas para o MPT a questão económica engloba a responsabilidade ambiental e social.

    Ambiental pois a preservação do meio ambiente representa ganhos futuros, ganhos de qualidade de vida, ganhos de proteção de vida e como tal apresenta-mos desde logo o objectivo de uma mudança que é a passagem da autarquia para a Economia Circular e isto significa poupança e proteção do meio ambiente e significa, porque Economia Circular é um conceito que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, ao contrário do conceito de fim-de-vida da economia linear que significa uma única utilização de cada bem, mas a relação entre responsabilidade económica e proteção do ambiente não se fica por aqui, é necessário um investimento sério no turismo de natureza, de aventura, e cultural, turismo este que vai revitalizar a economia no Concelho de Valongo e vai ajudar a proteger a nossa floresta pois, tendo em conta os nossos vastos recursos naturais, ou o aproveitamos de forma sustentada no turismo ou ficam à mercê dos incêndios periódicos que matam plantas e animais.

    Social, pois fomentaremos o acesso ao micro-crédito e com isto a criação de micro-empresas e com elas apoiaremos a criação do próprio emprego, pois as micro empresas permanecem cá, mesmo que surjam melhores oportunidades em outros locais. Esta é uma cadeia de apoios necessária para quem tem ideias, boas ideias mas falta-lhes o acesso ao crédito e só boas ideias não chegam.

    Por fim e ainda dentro da responsabilidade económica propomos ainda um investimento claro em empresas tecnológicas pois elas trazem benefícios imediatos como a criação de emprego direto pela empregabilidade gerada e a criação de emprego indireto em restauração, alojamento e adjudicação de serviços externos e injeção de capital.

    Desta forma, com os benefícios que traz a Economia Circular, a Economia Social e o investimento em turismo e empresas tecnológicas permite-se gerar dinheiro que juntando a um levantamento rigoroso de todos os gastos considerados inúteis sejam eles pequenos ou grandes, que queremos fazer, pretendemos acabar com a divida, que apesar de ter diminuído continua muito alta, pois se queremos projectar verdadeiramente Valongo para o futuro temos que o dotar de uma saúde financeira diferente da actual, o dinheiro é de todos nós.

    Olhamos também para a questão social. Para o MPT - Partido da Terra todos devem ter os mesmos direitos e deveres, como tal acreditamos que devemos dar a todos igualdade de oportunidades e assim sendo terá que haver uma intervenção social diferente. É necessária a reabilitação dos bairros sociais, sem dúvida, mas a ajuda social tem que, não só "dar o peixe" mas também e principalmente "ensinar a pescar" ou seja, ajudar quem necessita a ganhar ferramentas para melhorar a sua vida e a dos seus.

    Olhamos igualmente para a questão educacional e também aqui sentimos que deve haver uma intervenção diferente. É necessária a reabilitação do parque escolar definitiva e continua, sim, mas também é urgente encontrar formas mais económicas aos estudantes no seu percurso académico em relação aos manuais e há essas formas que ajudam a poupar muito dinheiro aos pais. E é urgente um investimento sério no ensino profissional, ensino este, visto erradamente, como inferior e por isso relegado para segundo plano mas que na realidade é de importância vital à sociedade e só com estes dois ensinos a funcionar em pleno conseguimos dar a todos jovens igualdade de tratamento e realização pessoal, pois para sermos livres temos que ter opção de escolha.

    Olhamos ainda para as questões ambientais, já referidas anteriormente mas repescadas novamente para afirmar que o MPT agradece tudo o que já foi feito e foi muito, mas também sente a falta de outros desafios como a reflorestação, a consciencialização para a reciclagem, a construção de hortas biológicas e a consciencialização para a agricultura biológica. A reflorestação é necessária e urgente, necessária para trazer a beleza de outros tempos às nossas matas e urgente para prevenir e evitar os incêndios, pois esta reflorestação pretende-se com plantas de baixa combustão e simultaneamente que sejam plantas que tornem a floresta um espaço agradável, o que também ajuda no turismo de natureza. A consciencialização e educação para a reciclagem, pois ela existe mas é necessário que todos percebam como a fazer corretamente e os seus verdadeiros benefícios. Consciencialização para a agricultura biológica, dos seus benefícios presentes e futuros através de formação continuada, e acessível para todos.

    foto
    E por fim olhamos ainda para a cultura agradecendo as associações culturais e o seu árduo trabalho em favor do concelho, Elas ajudam-nos a sermos um povo, a termos a nossa identidade, mas também aqui é necessário fazer diferente, dar uma abordagem diferente à cultura, uma abordagem mais generalista e mais coordenada e assim mais voltada para a sua função primeira, construir uma identidade das gentes deste Concelho.

    Mais generalista porque entendemos que a cultura não se resume à cultura desportiva e dentro desta à cultura futebolística, sentimos em primeiro lugar a necessidade de apoiar toda a manifestação cultural ou desportiva de igual forma e sentimos em segundo lugar a necessidade de apoiar de diferentes formas, a nível logístico, a nível de divulgação, a nível de cooperação com entidades externas ao nosso Concelho, pois apoiar é tudo o que se pode fazer para que o agente cultural cresça e ganhe autonomia, é, mas não é só dar dinheiro, é dar-se.

    Mais coordenada pois sentimos a necessidade de que as associações culturais ganhem uma dimensão concelhia sem perder o seu cunho local e assim trabalharem segundo um plano maior que a sua própria agenda local. As associações culturais existentes no Concelho de Valongo são muitas e diversas e são tantas que permitem que o Concelho tenha um vasto programa cultural anual, de qualidade e contínuo, mas isto exige coordenação e uma agenda única, queremos ajudar a que cada um deixe de "cuidar do seu jardim e passe a cuidar em conjunto da quinta" todos ganham e serão mais fortes.

    O MPT - Partido da Terra é ainda muito jovem no concelho mas sabemos o que queremos, para onde vamos, caminhemos juntos e cresçamos...

    Para sugestões ou informações contacte-nos:

    - 918979891

    - [email protected]

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].