Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2017

    SECÇÃO: Destaque


    ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017 - CANDIDATURA DA COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA À CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    O malefício das maiorias absolutas

    ADRIANO RIBEIRO
    ADRIANO RIBEIRO
    Na Câmara de Valongo, as maiorias absolutas deram lugar aos mais diversos abusos, que a começar com o descontrolo de compromissos com a EDP na presidência PS e as privatizações dos serviços de recolha de lixo, das Águas e Saneamento, refeições escolares e serviços de estacionamento, durante as maiorias absolutas PSD (e continuadas pela actual gestão PS); deram lugar a uma situação de endividamento que tornou a situação financeira do Município quase insustentável.

    Com a eleição da CDU para a Vereação em 2013, a situação alterou-se significativamente para melhor, uma vez que não foi permitida a maioria absoluta a ninguém e foi colocado um travão aos desmandos até aí verificados.

    Soubemos contornar a dificuldade que nos foi ardilosamente montada pelo PS, que ao longo do mandato, em tudo que lhe ficasse a jeito, se armava em vitima por não ter maioria absoluta e através de artigos de Jornais e outros, não se furtava até, de recorrer à mentira, acusando-nos de estarmos coligados com o PSD.

    Foram centenas e centenas, as votações lado a lado com o PS, quando entendíamos que era justo votarmos assim.

    E por isso mesmo, estivemos sempre com o PS, quando o PS assim o quis.

    Foram centenas e centenas as votações que tivemos por unanimidade.

    Mas também foram muitas as vezes, em que sozinhos votamos contra posições do PS convergentes com as do PSD.

    E se assim procedemos, é graças à independência que assumimos desde o primeiro dia e que desde o primeiro dia também, desagradou a quem esperava de nós, que em prejuízo da nossa independência, apenas nos preocupássemos com um tachito.

    E como não o conseguiram, resta-lhes a manobra de recorrer à mentira, dizendo que os comunistas fizeram o frete ao PSD; que os comunistas só sabem é votar contra; e que se não fossem os comunistas, podia ter sido feito muito mais.

    Mas a esses nós dizemos: que quem esteve coligado no entendimento para aprovação das grandes questões, (Orçamentos, renegociação da privatização das Águas e Saneamento, Limpeza e Recolha de Lixo, Serviço de Refeições Escolares e Estacionamento, foram o PS e o PSD e que aqui sim, tiveram o único voto contra, que foi o voto da CDU.

    E que por mais do que uma vez, já desafiamos o PS a dizer qual a obra que a CDU votou contra, mas que o PS não consegue explicar, porque dá mais jeito espalhar o boato.

    Foi com o nosso voto a favor, que se deu inicio à solução de alguns grandes problemas da Freguesia de Ermesinde, principalmente: Escola Secundária e aquisição de um complexo desportivo para a Cidade.

    Desde o primeiro dia, fomos junto dos Bairros de Habitação Social do Concelho, conhecer melhor a realidade desse sector. Desde a primeira reunião de Câmara, que começamos a reivindicar uma solução para a realidade para muitos ainda hoje ignorada, que é a situação que se vive nos Bairros Sociais.

    Com a nossa persistência e apesar de ficarmos muito aquém, conseguimos que se resolvessem alguns dos inúmeros problemas dos Bairros de Habitação Social.

    Desenvolvemos uma luta constante, contra certos procedimentos da Vallis Habita, que muitas vezes não tem em conta, que o seu papel não deveria ser o de pouco mais que receber as rendas, mas sim, o de dar mais atenção à solução dos problemas existentes e que não dá.

    Por outro lado ainda, combatemos a vocação da Vallis Habita, que em final de mandato, apesar de ter um Conselho de Administração de gente dita de esquerda, faz lembrar a gestão de um ex Presidente de Gondomar e outro de Valongo, que em vez de resolver os problemas dos moradores dos Bairros Sociais, gastam o dinheiro que é das rendas, em levar os velhinhos a Fátima.

    MAS FOMOS POUCOS

    Porque não conseguimos que a Câmara de Valongo e principalmente a Junta da União de Freguesias de Campo e Sobrado, acompanhassem a dinâmica do Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da Republica, na luta pela desagregação das freguesias de Campo e Sobrado, impostas contra tudo e contra todos pelo PSD/CDS, (cá esteve mais uma vez a maioria absoluta) com os respectivos presidentes a divulgarem como solução a falsa ideia de um Referendo e que de duas uma:

    Ou o presidente da Câmara e o da Junta não sabiam que o Referendo nesta matéria é de responsabilidade exclusiva da Assembleia da Republica e por isso mesmo, a nível local, é ilegal, e se não sabiam é grave.

    Ou esses presidentes sabiam que o Referendo era ilegal e ao andarem publicamente a defende-lo como solução. Como detentores de cargos públicos de responsabilidade que são, estavam a divulgar uma falsidade, o que é ainda mais grave.

    ABANDONO DA LUTA

    CONTRA O FECHO

    DAS URGÊNCIAS

    DO HOSPITAL

    DE VALONGO

    Porque foi neste mandato que não conseguimos evitar o fecho das Urgências do Hospital de Valongo pelo Governo PSD/CDS e mantidas fechadas pelo Governo PS; e ninguém viu e ninguém vê, as importantes melhorias do Hospital de Valongo, que foram prometidas a troco do fecho das suas Urgências.

    Porque não conseguimos que esta Câmara PS, invertesse o caminho das privatizações iniciadas pelo PSD e nalguns casos, o PS até as agravasse, apesar de não ter maioria absoluta. (mas conseguindo-o com entendimento com o PSD e o voto contra da CDU) Como seria se tivesse a maioria absoluta?

    TANTA CASA SEM

    GENTE E TANTA

    GENTE SEM CASA

    Porque não conseguimos que fossem disponibilizadas as cerca de cinquenta habitações por concluir e ao abandono em Sonhos, Ermesinde e num Concelho onde existem cerca de mil famílias em lista de espera para obterem uma casa de Habitação Social.

    MAIORIAS

    ABSOLUTAS?

    foto
    Quem não se lembra que com maioria absoluta, o PS não fosse capaz de resolver um enorme problema vivido pela população de Ermesinde que foi a falta de abastecimento de água à população?

    Quem é que daquele tempo não se lembre, de que por falta de capacidade de resposta da Câmara apesar de ter maioria absoluta, as trágicas recordações dos Bombeiros a distribuir água para consumo público e diário à população?

    Quem é que se pode esquecer, (ainda foi há tão pouco tempo) que foram as maiorias absolutas do PSD, que levaram o Concelho às portas da banca rota.

    Quem é que se pode esquecer, (há menos tempo ainda) que foi o Governo PSD/CDS de maioria absoluta, que levou o país à situação lamentável que todos conhecemos?

    Batermo-nos pela conclusão de projectos já iniciados, principalmente Escola Secundária de Ermesinde e parque desportivo para a Cidade.

    Melhoria das condições do parque de jogos dos Montes da Costa, simultaneamente diminuindo os incómodos dos habitantes daquela zona.

    Protecção e adequado tratamento à nascente do Rio Tinto e obras de restauro do Lavadouro de Chãos.

    Em defesa de melhor ambiente, um melhor aproveitamento dos rios Ferreira e Leça, em concertação com todas as entidades inerentes.

    Um melhor e mais desejado relacionamento institucional entre a Câmara e as Juntas de Freguesia, nomeadamente, Juntas de Ermesinde e Alfena.

    No plano do Associativismo, ter um comportamento mais imparcial com as Associações de todo o Concelho, (sistema actualmente contestado por inúmeras Associações) na atribuição de apoios.

    Maior apoio e aproveitamento das potencialidades das Associações que actualmente desenvolvem actividade de grande qualidade, no plano da Cultura e Recreio e que lutam com grandes dificuldades de instalações, vivendo algumas até, na iminência de a breve prazo, poderem ficar sem instalações para desenvolverem essas mesmas actividades.

    Valeu a pena ter votado na lista da CDU, porque estivemos à altura daquilo que esperavam de nós.

    Foram todas estas as razões, para que tivesse valido a pena ter votado na CDU em 2013.

    Ficou provado pela CDU, que o nosso objectivo não é a luta por lugares politicos, mas sim por políticas objectivas.

    E são todas estas as razões, que devem levar os eleitores a votar na CDU, no próximo dia 1 de Outubro.

    Muita gente nos pergunta, se com a nossa acção independente, sabemos quem é que foi mais beneficiado? O PS, o PSD, ou a CDU?

    E nós convictamente respondemos: Quem ganhou com a nossa ação, foi a população do Concelho de Valongo.

    Há também quem nos pergunte se acreditamos que a CDU apenas com um Vereador acredita que vai ganhar a Câmara?

    E nós também por vezes costumamos responder: quem é que acreditaria que o Moreirense, um dos últimos da I Liga em 2017, iria ganhar a Taça da Liga?

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].