Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2017

    SECÇÃO: Destaque


    ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017 - CANDIDATURA DO PARTIDO SOCIALISTA À CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    Dia 1 de outubro necessitamos do seu voto de confiança

    JOSÉ MANUEL RIBEIRO
    JOSÉ MANUEL RIBEIRO
    Temos muito orgulho no trabalho realizado durante este primeiro mandato do novo ciclo de Governação, pois acreditamos que conseguimos trazer mais esperança a Alfena, a Campo, a Ermesinde, a Sobrado e a Valongo. Hoje fala-se bem da nossa terra. Temos uma Câmara que é um exemplo em muitas áreas e o nosso Município, que está a comemorar 180 anos de história, é hoje respeitado em todo o País.

    Nunca se disponibilizou tanta informação sobre a governação local como nos últimos 4 anos, prestando contas às pessoas e à comunidade de forma regular e com tudo às claras, porque queremos uma comunidade mais esclarecida, mais participativa e com mais confiança.

    Somos dos poucos concelhos a fazer chegar a casa dos munícipes um Boletim Informativo Municipal, isento e plural, que permite conhecer, de forma transparente, a ação da autarquia e o pensamento de todas as forças políticas representadas na Assembleia Municipal. Comportamo-nos desde o primeiro dia como inquilinos e nunca como proprietários da coisa pública, pois é isso que a comunidade espera de todos os eleitos.

    Com humildade assumimos que não foi possível cumprir todos os compromissos eleitorais, porque, para além de um mandato ser pouco tempo, encontrámos muitas dificuldades e surpresas pelo caminho, mas sabemos que cumprimos a esmagadora maioria dos nossos compromissos e fomos mais longe em muitas áreas.

    Um problema que já estamos a solucionar sem ser compromisso eleitoral é o de voltar a ligar as 5000 luminárias desligadas em 2012, no âmbito da substituição integral das mais de 16 000 luminárias até dezembro deste ano. Somos os primeiros na Área Metropolitana e um dos primeiros em Portugal a ter toda a rede de iluminação pública com LED, poupando mais e aumentando a segurança das pessoas.

    Hoje somos uma Câmara de boas contas, pagamos a 5 dias, em média, a todos os fornecedores, quando em 2013 a Câmara pagava a 5 meses.

    Somos o município mais transparente na Área Metropolitana e o 8º em Portugal, quando em 2013 estávamos em 123º lugar no Índice da Transparência Municipal.

    Reduzimos mais de 14 milhões à dívida que era mais de 54 milhões de euros em 2013, o que permitiu, pela primeira vez em 10 anos, ficarmos abaixo do limite legal do endividamento.

    Transferimos para as Juntas de Freguesia mais de 2 milhões de euros, em recursos humanos, meios financeiros e materiais, para a varredura de todas as ruas, manutenção de jardins e pequenas intervenções em escolas.

    Baixámos as taxas municipais para quem investe e constrói no concelho. Captámos desde 2014 investimento privado no valor de 100 milhões de euros com a criação de cerca de 750 novos postos de trabalho, destacando-se o Centro Logístico da Jerónimo Martins, em Alfena, o maior investimento privado de sempre no nosso território.

    Contratualizámos mais de 20 milhões de euros em fundos comunitários, o que representa quase o dobro relativamente ao contratualizado durante o quadro comunitário anterior por anteriores executivos, para intervenções em curso em todo o concelho, designadamente Ermesinde.

    Conseguimos um primeiro financiamento comunitário para as obras na Escola Secundária de Ermesinde que irá requalificar a escola, apesar de não ser competência da Câmara e da injustiça de que fomos vítimas pelo "esquecimento sucessivo" de vários Governos e de anteriores executivos municipais. Estamos totalmente empenhados em conseguir financiamento comunitário para concluirmos a requalificação da Escola Secundária de Ermesinde e das Escolas Secundária e Básica Vallis Longus, em Valongo.

    Concluímos a revisão do Plano Diretor Municipal, depois de 15 anos de discussões e muitas promessas, o que nos permitiu credibilizar a gestão do nosso território.

    Lançámos o Orçamento Participativo Jovem que apoiou, desde 2014, mais de 15 projetos num valor global de 150 mil euros. Somos uma referência nacional e internacional na participação cidadã e fomos eleitos para a vice-presidência da Rede de Autarquias Participativas.

    Pavimentámos e beneficiámos mais de 72.000m2 de estradas e o município criou um plano de melhoria da mobilidade urbana e acessibilidade para todos que serão implementados nos próximos anos.

    Estamos a fazer obras nos Empreendimentos Sociais em todas as Freguesias, designadamente em Ermesinde no lugar de Sampaio.

    Em Ermesinde criamos o Espaço Lúdico do Juncal, abrimos um Posto do Centro Veterinário Municipal e uma Casa da Juventude na Vila Beatriz.

    Arranca já neste ano letivo um inovador e ambicioso projeto para combater o insucesso escolar das nossas crianças e alunos. Atribuímos anualmente às escolas do 1º ciclo e pré-escolar um apoio para despesas com material escolar.

    Estamos mais próximos da população com a abertura de uma Loja do Cidadão em Ermesinde (no edifício Faria Sampaio que esteve devoluto e por concluir durante 14 anos) e com a abertura de Espaços do Cidadão em todas as Freguesias, designadamente na Travagem em Ermesinde, que estão ligados em rede permitindo às pessoas poupar tempo e dinheiro pois já não necessitam de ir à Câmara tratar dos seus assuntos.

    Somos das poucas Câmaras que disponibiliza todos os serviços à distância de um clique.

    Para além de programas de férias escolares e desportivas somos hoje dos poucos municípios que possui um programa de férias escolares para crianças com necessidades especiais, o OTL especial@rte, que muito nos orgulha.

    Criamos um Fundo de Emergência Social e somos das poucas Câmaras que disponibiliza casas para acolhimento de vítimas de violência doméstica.

    Já disponibilizamos 85 habitações sociais a famílias carenciadas e criámos um serviço de informação e mediação para pessoas portadoras de deficiência.

    Alargámos as atividades da Academia Sénior, que terá já neste ano letivo uma extensão na Casa do Povo em Ermesinde.

    Fazemos parte da Rede Internacional de Cidades Educadoras, tendo implementado cerca de 30 novos projetos educativos nas escolas e fizemos inúmeras obras em infraestruturas.

    Aprovamos a Carta Desportiva do Concelho e fizemos um forte investimento nos equipamentos desportivos em todas as freguesias, destacando-se a expropriação do Campo de Sonhos em Ermesinde onde já estamos a colocar um relvado sintético, para que as nossas crianças e suas famílias não tenham de sair das suas freguesias para praticarem desporto.

    Somos o primeiro destino metropolitano para a prática de desportos "outdoor" como o Trail Running e o BTT, estando já em funcionamento o 1º Centro de BTT na Área Metropolitana.

    foto
    Sabemos o que queremos e temos uma Estratégia e um Rumo. Estamos empenhados em transformar a nossa terra num território com mais qualidade de vida, com uma cidadania forte e criativa e que seja capaz de beneficiar da forte dinâmica do turismo na região, e por isso, em 2014, iniciamos pela primeira vez, uma estratégia coerente de projeção da nossa terra.

    Temos todos os ingredientes para ser um exemplo em Portugal, pessoas fantásticas de todas as idades, localização geográfica estratégica, património invulgar e fortes tradições, comos as Bugiadas e Mouriscadas, o Brinquedo Tradicional Português que muito diz a Ermesinde e Alfena, a forte tradição da panificação com os Biscoitos e a Regueifa, o Património Religioso como a Santa Rita em Ermesinde, a Ardósia e as nossas Serras onde existirá o maior complexo mineiro subterrâneo de extração de ouro do Império Romano.

    Criámos, em conjunto com Paredes e Gondomar, o Parque das Serras do Porto, com sede em Valongo, concretizando um sonho com mais de 70 anos.

    Acreditamos nas pessoas e queremos envolvê-las na governação local e, por isso, prestamos contas permanentemente sobre tudo o que fazemos e quanto gastamos, quer através do site do município na Internet, quer através das semanas de prestação de contas que realizamos, anualmente, em todas as freguesias do concelho.

    Estamos no bom caminho e por isso disponibilizamo-nos para continuar a servir a nossa terra e, com humildade, aguardamos a avaliação das pessoas pedindo a todos mais força para continuar a mudança em Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo.

    CONTAMOS

    CONSIGO!

    José Manuel Ribeiro

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].