Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2017

    SECÇÃO: Cultura


    MOSTRA DE TEATRO AMADOR - ENCERRAMENTO DECORREU NO FÓRUM CULTURAL DE ERMESINDE

    Grupo Dramático e Recreativo da Retorta arrecadou seis dos oito (!) prémios a concurso no âmbito da Mostra de Teatro Amador de 2017

    Foto CMV
    Foto CMV
    Chegou ao fim a edição de 2017 da Mostra de Teatro Amador (MTA) do Concelho de Valongo, facto ocorrido na noite de 20 de maio no Fórum Cultural de Ermesinde, altura para proceder à entrega dos prémios às associações que se distinguiram nas melhores categorias. Este momento foi precedido da exibição da peça de teatro "Atores", de Júnior Sampaio, a partir do texto "A Bailarina Vai às Compras", do mesmo autor.

    E bem se pode dizer que o Grupo Dramático e Recreativo da Retorta continua a "dar cartas" no que a teatro diz respeito, pois, a juntar aos prémios nacionais e internacionais obtidos no passado recente, o grupo oriundo de Campo continua a somar galardões a nível interno, isto é, no âmbito da MTA, a julgar pelos seis troféus conquistados dos oito que foram atribuídos (!) pelo júri do concurso. E, por falar em júri, abra-se aqui um parêntese para referir que, pelo quarto ano consecutivo, a MTA contou com um júri de atores profissionais, tendo nesta edição sido composto por Alexandre Falcão, Romy Soares e Mário Moutinho. Recorde-se que a edição de 2017 do popular evento cultural do nosso concelho arrancou no dia 27 de março, sendo que de lá para cá as associações concelhias que participaram na mostra apresentam ao público 11 peças nos palcos da Sala das Artes do Fórum Vallis Longus e do Fórum Cultural de Ermesinde.

    No que concerne então aos premiados, é de referir que a Retorta venceu nas categorias de Melhor Espetáculo, de Melhor Encenação (atribuído a Laura Avelar Ferreira), de Melhor Cenografia (atribuído a João Paulo Pereira e Octávio Pereira), de Melhor Figurino (atribuído a Ana Sousa), de Melhor Sonoplastia (atribuído a Flávio Ribeiro) e de Melhor Luminotecnia (atribuído a João Octávio Pereira), prémios arrecadados no âmbito da peça "Palco de Babel", que a companhia de Campo levou à cena nesta MTA 2017. Em Ermesinde ficou o prémio de Melhor Atriz, conquistado pela jovem Telma Lopes, da companhia ermesindense Sabor a Teatro (cuja peça apresentada no âmbito da Mostra recordamos nesta edição). O prémio de Melhor Ator foi conquistado por Joaquim Ferreira, do Rotary Clube de Valongo. «A Mostra de Teatro Amador é uma das atividades permanentes de maior importância na programação cultural do Município de Valongo, realizada com o objetivo de valorizar e dar a conhecer ao maior número possível de pessoas o trabalho dos grupos de teatro do concelho de Valongo que integram este certame e cuja entrega incondicional à arte teatral tem permitido manter viva uma tradição de longos anos no concelho», considerou o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, no cair do pano da MTA 2017.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].