Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2017

    SECÇÃO: Destaque


    8ª EDIÇÃO DA MOSTRA DE EMPREGO E FORMAÇÃO DO CONCELHO DE VALONGO

    Entrevista: O contexto Eurodesk no Concelho de Valongo

    No âmbito do workshop "Queres Fazer Voluntariado num País Europeu?" estivemos à conversa com Florentino Silva, multiplicador do projeto Eurodesk no Centro Social de Ermesinde, que nos explicou com detalhe em que consiste este projeto.

    foto
    A Voz de Ermesinde (AVE): Nesta primeira questão, gostava que nos fizesse uma caracterização geral do que é o Eurodesk.

    Florentino Silva (FS): Posso sempre fazer uma caracterização a dois níveis. No primeiro, a perspetiva oficial, isto é, o Eurodesk é uma rede europeia distribuída por 36 países, com mais de 1000 profissionais, com acesso à informação para os jovens e para os profissionais da área de juventude, que para o efeito recebe apoio contínuo da Comissão Europeia. Esta rede tem a responsabilidade de gestão e atualização dos conteúdos do Portal Europeu da Juventude. Em Portugal conta com 60 multiplicadores distribuídos por várias organizações e instituições sob a coordenação da Agência Nacional Portuguesa do Programa Juventude em Ação, Erasmus +. Num segundo nível, este ponto de acesso, na perspetiva do trabalho de desenvolvimento local do Centro Social de Ermesinde, tem como primazia responder ao desígnio que concorre para a promoção da igualdade de oportunidades no acesso e para o sucesso dos jovens do concelho de Valongo, através do envolvimento destes em iniciativas de intercâmbio ou de serviço de voluntariado. O que fazemos genericamente é articular com instituições ou organizações com os mais variados projetos na área da juventude para informar, apoiar e acompanhar a inscrição dos jovens nas atividades - as atividades são totalmente financiadas, sem custos para os participantes.

    AVE: Quem se pode candidatar ao programa, isto é, quais os requisitos que devem ser reunidos pelos interessados em aderir ao Eurodesk?

    FS: Não há requisitos de partida. Qualquer jovem, entre os 13 e os 30 anos, independentemente dos seus conhecimentos de uma língua estrangeira, grau escolar ou formativo, pode dirigir-se ao ponto Eurodesk. Resumindo, não há condicionantes impostas à participação dos jovens, basta apenas a vontade de se querer ter uma experiência internacional.

    AVE: No que toca às mais-valias desta rede, quais são as grandes vantagens do Eurodesk para quem adere ao programa?

    FS: A Eurodesk permite aos jovens e a profissionais da área da juventude ter acesso a informação fidedigna sobre iniciativas a nível europeu, possibilitando a inscrição e a participação nessas atividades gratuitamente. Poderão ser, por exemplo: apoios financeiros a iniciativas jovens; intercâmbios; estágios; formação; e voluntariado. Há um "mar" de oportunidades à espera de serem concretizadas. Os benefícios destas ações em termos pessoais estão num crescimento de base cosmopolita, multicultural, que contribui para um entendimento mais plural sobre o meio que nos rodeia. A experiência de anos que tenho nesta área dá-me esta perceção. Os jovens envolvidos neste tipo de atividades encaram posteriormente as adversidades da vida com uma postura positiva e criativa, o que poderá fazer toda a diferença em momentos de crise. Profissionalmente, os ganhos são igualmente surpreendentes, pela postura que assumem face a novos desafios, além de que todos os jovens que participam nas iniciativas ao abrigo do Programa Juventude em Ação têm acesso a um instrumento que começa a ser bastante valorizado pelas entidades empregadoras: o Youthpass; que é um certificado que comprova o reconhecimento das competências adquiridas num determinado projeto internacional. Lembro que as iniciativas que são disseminadas na rede Eurodesk são de formação, no sentido lato do termo. Resumindo, o ponto Eurodesk divulga informação sobre oportunidades de formação, reconhecidas e certificadas posteriormente pela Comissão Europeia - uma mais-valia nos tempos que correm. Deixe-me dar-lhe um exemplo, e asseguro-lhe que lhe poderia referir outros mais: noutro dia, numa formação para os multiplicadores Eurodesk, um colega contava que uma companhia aérea a operar em Portugal solicitou a um dos candidatos que apresentasse o certificado original do Youthpass, ou seja, o mercado de emprego está cada vez mais suscetível a estas experiências e valoriza-as quando tem de escolher o candidato…

    AVE: Já existe algum caso concreto de cidadãos que aderiram ao programa no âmbito da nossa comunidade, por exemplo.

    FS: Sim. O Centro Social de Ermesinde, numa parceria com o Centro Social de Palmela, enviou um jovem para um projeto de rádio na Bulgária (Radio E-volution), no âmbito do Serviço Voluntário Europeu, e que faz o acompanhamento desta vivência - costumamos noticiar na nossa página do Facebook (CSE-Eurodesk). Estou a falar de um jovem que concluiu o 12º ano e que não sabia ainda o que gostaria de fazer no futuro, e que entre o gosto pela informática e a música lhe propusemos esta experiência de um ano numa rádio - julgo que foi confrontado com uma proposta inesperada (risos): um ano; numa casa partilhada com mais três voluntários de Itália, Espanha e da Lituânia, a aprender a fazer rádio e as bases do jornalismo Não sei se teremos aqui um candidato a jornalista (risos), o que sei é ele tem estado a aprender as noções básicas da rádio e em breve andará pela Bulgária a fazer coberturas dos festivais. Como esse mesmo jovem nos diz: "vai ser fixe". Julgo que o nosso trabalho é garantir estas oportunidades e experiências formativas.

    AVE: No caso do concelho de Valongo, quem são as entidades que estão a trabalhar neste programa e nesse sentido quais os locais onde os interessados se devem dirigir para obter mais informações.

    FS: Como já referi, existe uma malha nacional de Eurodesk, sei que existem mais dois pontos de acesso no concelho, não tenho ainda informações sobre as localizações, mas no caso do Centro Social de Ermesinde - eu sou um multiplicador Eurodesk -, estamos no Largo António da Silva Moreira Canório, 921 - largo da antiga feira de Ermesinde -, no horário das 9H00 às 17H00, e os contactos são 229758774 e o email [email protected]. Para quem quiser estar informado e acompanhar as iniciativas, basta colocar um gosto na nossa página do Facebook: CSE-Eurodesk.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].