Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2017

    SECÇÃO: Destaque


    Obras do novo Centro de Saúde de Alfena têm início no final do verão

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    Decorreu a 14 de março no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Valongo o ato público de assinatura do acordo de doação de terreno para a construção do novo Centro de Saúde de Alfena. O acordo foi homologado pelo presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e pelo presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), Pimenta Marinho. Está assim mais perto de se tornar realidade um velho sonho da comunidade alfenense, o de ver nascer um novo centro de saúde, cujas obras já têm o financiamento garantido através de fundos comunitários. Ainda antes do "preto no branco" usaram da palavra os intervenientes deste ato, tendo Pimenta Marinho começado por frisar que esta assim cumprida a promessa da ARS-N em dotar a freguesia de Alfena de um novo centro de saúde que visa servir 13.000 utentes, num processo que teve início em 2010. O investimento do há muito reivindicado novo Centro de Saúde de Alfena ronda os 1,3 milhões de euros, sendo que cerca de 1,1 milhões de euros são comparticipados pelo Programa Norte 2020, sendo a restante verba da responsabilidade do Estado. Pimenta Marinho informou ainda que entre abril e maio será lançado o concurso público da empreitada, prevendo que o início da obra aconteça no final do verão. Pimenta Marinho aproveitou ainda a ocasião para referir que atualmente o Concelho de Valongo tem todos os seus utentes servidos por um médico de família, sendo que esta nova infraestrutura será um passo importante quer para os utentes quer para os profissionais da saúde. O presidente do Conselho Diretivo da ARS-N destacou também que este acordo da doação do terreno para a construção do novo centro de saúde não teria sido possível sem a colaboração do Município.

    DIA HISTÓRICO PARA ALFENA

    foto
    Naturalmente feliz estava o presidente da Junta de Freguesia de Alfena (JFA), Arnaldo Soares, que fez questão de proferir algumas palavras durante o ato. Começaria por recordar que em 2006, aquando da abertura do novo Centro de Saúde de Ermesinde, foi anunciado que os utentes de Alfena seriam transferidos para aquela nova infraestrutura de saúde. Desde logo a JFA se opôs a essa possibilidade, encetando desde logo contactos junto das entidades competentes no sentido de as sensibilizar para a urgência da construção de um novo centro de saúde na freguesia que substituísse a atual unidade de saúde alfenense, que há muito funciona em condições degradantes e desenquadradas com as necessidades dos utentes e dos profissionais que ali trabalham. Conforme sublinhou Arnaldo Soares, a JFA iniciou então uma luta para que o novo centro de saúde fosse uma realidade, e em 2012 chega a acordo com Neves Pereira, proprietário de um terreno com 2.500 metros quadrados na Rua de S. Vicente, para que este cidadão cedesse o referido terreno (cujo valor patrimonial ronda os cerca de 215.000 euros) à Câmara Municipal de Valongo (CMV) com o intuito de ali instalar a novo centro de saúde. O sonho começa agora a ser realidade, e Arnaldo Soares agradeceu por isso o empenho de todos os intervenientes ao longo deste longo processo, e que agora os habitantes de Alfena iriam ter um centro de saúde como merecem.

    Por sua vez, José Manuel Ribeiro, mostrou-se orgulhoso por ser presidente da CMV numa altura em que momentos importantes para o concelho estão a acontecer, momentos como este, o do arranque do há muito reivindicado novo Centro de Saúde de Alfena. Ressalvou, no entanto, que, para que a construção da futura infraestrutura de saúde seja hoje uma realidade, muito trabalho foi feito para trás. Lembrou ainda que no atual mandato a Câmara encontrou três presidências do Conselho Diretivo da ARS-N, mas só esta, liderada por Pimenta Marinho, cumpriu com a promessa de avançar para a construção dos novos centros de saúde de Alfena e de Campo, sendo que as obras para a construção deste último também já se encontram em andamento. O autarca disse ainda que no passado Valongo nem sempre foi bem tratado no que à saúde diz respeito, recordando neste ponto o encerramento da Urgência Básica do Hospital de Valongo, algo que significou um «sentimento de perda para os valonguenses», acrescentando ainda a necessidade de ser aberto um Serviço de Atendimento a Situações Urgentes (SASU) em Valongo para colmatar essa perda.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].