Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2017

    SECÇÃO: Desporto


    DANÇAS DE SALÃO

    Segunda edição do Festival “Professor Toni Pinto” trouxe 250 bailarinos de alto gabarito a Ermesinde

    foto
    O Pavilhão Municipal de Ermesinde acolheu no passado dia 28 de janeiro a segunda edição do Festival "Professor Toni Pinto". Esta segunda edição deste evento de danças de salão abrangeu as vertentes desporto, arte e cultura, em torno de uma competição de elevado nível e requinte, conforme foi possível comprovar. Participaram no evento cerca de 250 bailarinos de alto gabarito, sendo de salientar a presença do par composto por Kirill Belorukov e Polina Teleshova, dançarinos que competem regularmente no Campeonato do Mundo, e que brindaram o público com um apontamento - à parte da competição em si - de dança. De referir que estes dois ilustres elementos da dança internacional além de terem feito parte do júri do evento ministraram um workshop para os alunos da Escola de Danças de Salão José Torres, que, nunca é de mais referir, é uma das secções desportivas do CPN. Neste 2º Festival "Professor Toni Pinto" (que se desenrolou em duas sessões, um ocorrida da parte da tarde e outra no período noturno) os dançarinos (que se dividiram pelas secção de juvenis, juniores, amadores, seniores e profissionais) foram avaliados por diversos critérios, tais como o equilíbrio, o domínio do quadro a apresentar, a postura, a musicalidade e expressão, o tempo, o alinhamento do corpo/forma e apresentação.

    De recordar ainda que a escolha de Ermesinde para a realização desta prestigiada competição resultou do convite que a Associação Portuguesa de Professores de Danças de Salão Internacional endereçou ao CPN - e à sua secção de danças de salão em particular, precisamente a Escola de Danças de Salão José Torres -, pela confiança e dinamismo que transparece, sob a coordenação do Professor José Torres, técnico de Danças de Salão. De referir ainda que a Escola de Danças de Salão José Torres está presente no CPN há cerca de 18 anos, sendo que em 2016 estabeleceu uma parceria com a intuito de representar o clube enquanto secção oficial, com o foco na vertente de competição das danças de salão, a escola possui várias modalidades (kizomba, salsa, dance kids, entre outras).

    foto
    No final do evento, que contou com a presença de inúmeras personalidades locais, entre outros o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Luís Ramalho, o vereador de Desporto da autarquia valonguense, Orlando Rodrigues e o presidente do CPN, Rui Moutinho.

    De acrescentar ainda que o painel do júri foi integrado, para além dos já mencionados Kirill Belorukov e Polina Teleshova, por outros nomes sonantes da dança nacional e internacional, nomeadamente o italiano Massimo Sgrigna, Luísa Freitas (presidente da Associação Portuguesa de Professores de Danças de Salão Internacional), Samuel Ferreira, Sandra Faro, Armando Basto e José Torres. E foi precisamente com esta última figura, que coordena a secção de danças de salão do CPN, a qual tem o seu nome, como é de salientar, que o nosso jornal trocou algumas palavras no sentido de fazer um balanço do que foi este evento. Sucesso a todos os níveis, foi assim que José Torres descreveu a 2ª edição do Festival "Professor Toni Pinto", um evento que teve uma adesão muito grande por parte do público, sobretudo na sessão da noite, em que o pavilhão se apresentou esgotado.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].