Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2017

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    Centro Social de Ermesinde vê aprovado projeto "PAPALAGUI E6G" que visa a inclusão ativa e a melhoria da empregabilidade no âmbito do Programa Escolhas 6ª Geração

    foto
    Este projeto, com a duração de dois anos, constituirá a base de um trabalho profundo que se espera ser determinante na emancipação dos jovens na entrada para a vida ativa; através da formação, da qualificação e da criação de ideias empreendedoras. O projeto propõe um trabalho com a comunidade jovem do concelho de Valongo, tendo por base um dos ícones do concelho, as serras. Estas fazem parte de um património alargado, pois representam o principal "Pulmão Verde da Área Metropolitana do Porto". Por esta razão, há um trabalho intermunicipal que prevê explorar e desenvolver as potencialidades deste património, que integra uma "paisagem com uma história milenar, rica em vestígios castrejos e dois mil anos de exploração mineira". Por estas razões, as serras são consideradas pelo município de Valongo um alvo de intervenção estruturante e prioritária, potenciadoras da fixação e empregabilidade dos jovens, tal é a margem de possibilidades para o desenvolvimento de atividades económicas.

    Este quadro, associado à promoção da inclusão social dos jovens, é a base que motivou a realização desta candidatura, em consórcio com a Câmara Municipal de Valongo, Associação Ermesinde Cidade Aberta e Associação Cabeças No Ar e Pés Na Terra.

    O projeto Papalagui envolverá a participação direta de 50 jovens (idades entre os 18 e os 29 anos) e de 350 outros participantes da comunidade (escolas, famílias e outros interessados).

    A escolha do nome Papalagui para o presente projeto baseou-se na obra de escritor alemão, Erich Scheurmann e representa o confronto sobre o "modo como um indivíduo ainda intimamente ligado à natureza nos vê a nós e à nossa cultura". Segundo o autor, é " através dos seus olhos [que] descobrimos a nossa própria imagem" e tudo isso "com uma simplicidade que já perdemos". Papalagui é o nome atribuído pelo chefe aborígene Samoano, Tuiavii de Tiavéa, ao homem branco, ou senhor. E é uma designação que acompanha uma reflexão deste líder sobre o suposto homem "esclarecido" da Europa. Há nestes escritos uma tentativa de compreender "em que é que consiste o grande valor da cultura europeia e se este o afasta de si mesmo" tornando-o "falso, desnaturado e mau". Pela forma intemporal, perspicaz e inteligente que representam tais observações, o desafio da metáfora será dar corpo a este projeto, que promete trazer à liça o confronto secular entre a civilização humana e o meio natural. Por estas razões, Papalagui representará um espaço de discussão, por todos nós projetado, de cuidar e promover este bem essencial de inigualável valor: o Parque das Serras do Porto, o lugar onde não queremos simular "a vida".

    ASSINATURA

    DO PROTOCOLO

    Entretanto, a 17 de janeiro passado foi assinado o protocolo de cooperação entre o Programa Escolhas e o Centro Social de Ermesinde (CSE), que formaliza assim o arranque do projeto Papalagui. A cerimónia decorreu no Palácio Foz, em Lisboa, numa sessão dinamizada pelo Programa Escolhas, com a intervenção da Secretária de Estado, Catarina Marcelino, e com a presença do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, e onde decorreram então as assinaturas dos protocolos de cooperação para a implementação dos projetos de cariz experimental e inovador dirigidas ao jovens das regiões do norte, centro, sul e ilhas. Este encontro envolveu 40 organizações, com projetos nas mais variadas áreas artísticas, cívicas e tecnológicas, tendo o Centro Social de Ermesinde sido representado pelo presidente da Direção, Henrique Rodrigues, e pela tesoureira deste órgão, Alcina Meireles. Nos próximo dois anos este projeto almeja abranger mais de 700 jovens em contacto com um património de inigualável valor, procurando promover, simultaneamente, o enraizamento de projetos e expectativas de ações conjuntas com os jovens e a comunidade do concelho de Valongo no futuro.

    Equipa CFPE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].