Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2016

    SECÇÃO: Local


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Abril nas Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Ermesinde

    Foto EB23DAFG
    Foto EB23DAFG
    Com livros se cumpriu abril nas bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Ermesinde.

    No início do 3º período, as bibliotecas da escola sede e da Escola Básica D. António Ferreira Gomes acolheram, ainda em clima pascal, a exposição de cruzes, no âmbito da colaboração entre o Serviço de Bibliotecas Escolares e o grupo de EMRC.

    O escritor Virgílio Ferreira foi a personalidade em destaque em abril, no ano em que se celebra o centenário do seu nascimento. Em jeito de homenagem, os alunos do 12ºG elaboraram uma pequena biografia, divulgada através de um cartaz afixado nas escolas do agrupamento e divulgado através do blogue e facebook do Serviço de Bibliotecas Escolares. Em articulação com os professores titulares de turma dos 3º e 4º anos, os diretores de turma do 2º ciclo e os encarregados de educação, o Serviço da Bibliotecas Escolares continua a promover a leitura através da atividade Leituras.com. A proposta de reflexão para este mês foi o texto de António Torrado "A gaivota que não queria ser".

    No mês em que se celebra o Dia Mundial do Livro, o Serviço de Bibliotecas Escolares trouxe até ao agrupamento a exposição promovida pela editora SANTILLANA, Livros que fizeram História, organizou, em articulação com os docentes de Português e de Ciências Naturais e a colaboração dos docentes de Educação Visual e Educação Tecnológica, encontros com as escritoras Cristina Magalhães e Beatriz Lamas de Oliveira para o 6º e 5º anos, respetivamente.

    No dia 19 de abril, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, os alunos apurados na 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, na Escola Básica e Secundária de Ermesinde e na Escola Básica D. António Ferreira Gomes, participaram na prova distrital.

    A comunidade educativa foi convidada a participar na ação de sensibilização para a importância da Leitura na Formação Integral do Individuo "Ler é Crescer…" no dia 22. Este evento contou com a presença do presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, de Teresa Raposo, da Junta de Freguesia de Ermesinde, da vice-Diretora do agrupamento, Ana Maria Cortez, a poetisa Helena Quartas e do ex-aluno, o enfermeiro José João Silva.

    No âmbito da aplicação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar foram realizadas sessões "Aprender com a BE - Os Astros" em colaboração com as docentes das turmas do 3º ano do agrupamento.

    A Hora do Conto levou o livro "Conheces alguém assim", de Margarida Fonseca Santos, às turmas dos 1º e 2º anos do agrupamento.

    Porque de cravos também se preenche abril, três alunos do nosso agrupamento participaram no Concurso Literário do 25 de Abril - Liberdade, promovido pela Câmara Municipal de Valongo, Divisão de Cultura, Turismo e Juventude - Biblioteca e Documentação em articulação com as Bibliotecas Escolares do Concelho.

    O Serviço de Bibliotecas Escolares do agrupamento associou-se a outras bibliotecas do concelho, em articulação com a Associação Luso Timorense de Solidariedade Social, Cultura e Desenvolvimento Local - SOLIDARIUS, na dinamização da campanha solidária em rede de angariação de material livro, para enriquecer/aumentar o espólio da biblioteca de Same, Díli, Timor-Leste, espaço criado por esta associação. Ao repto lançado os alunos das escolas EB1/JI responderam com grande empenho.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].