Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 18-06-2014

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL

    Juniores cepeenistas fecham o pódio do Campeonato Nacional de 2013/14

    Foto CPN/BASQUETEBOL
    Foto CPN/BASQUETEBOL
    Após sete anos de ausência a equipa de juniores femininos do CPN voltou a marcar presença na fase final do Campeonato Nacional da categoria. Facto ocorrido entre os passados 30 de maio e 1 de junho, em Almada, onde as propagandistas mediram forças com o Académico do Porto, ESSA do Barreiro e o Algés, última equipa esta que viria a sagrar-se campeã nacional, enquanto que o CPN (na imagem) ficaria com o terceiro lugar no pódio final. E foi precisamente contra as futuras campeãs que a turma de Ermesinde abriu a fase final. As ermesindenses entraram na quadra muito ansiosas e perdulárias, quer ofensiva quer defensivamente, aproveitando o adversário para mostrar as suas mais valias e ganhar uma vantagem considerável no final do primeiro período (08-23).

    Posteriormente o CPN libertou-se, e durante os 20 minutos seguintes mostrou a qualidade do seu “basket”, postura que viria a equilibrar a partida, sem no entanto conseguir baixar a diferença no marcador para menos de 10 pontos. As jogadoras da nossa cidade entrariam para o derradeiro período a perder por 14 pontos (34-48), tendo nessa etapa o Algés provocado um parcial de 0-7, sabendo gerir bem a sua vantagem até ao final, apesar das tentativas de resposta por parte das atletas nortenhas. Resultado final: 65-39 a favor das sulistas. Na outra partida, o ESSA vencia o Académico por 52-41.

    Na partida de sábado (dia 31), ao contrário do que havia ocorrido no dia anterior, o CPN entrou determinado desde o início em levar de vencida turma do ESSA do Barreiro, mas... desastrado na hora de lançar ao cesto, ao invés do adversário, que através de contra-ataques eficazes ganhou uma vantagem de 10 pontos. Dai em diante, nos restantes 30 minutos, apesar da diferença pontual andar sempre na dezena de pontos, o jogo foi desenrolado e vivido de modo intenso, acabando no final o ESSA sair vencedor por 64-50. Na outra partida, o Algés vencia o Académico (79-40).

    No último dia da competição o CPN jogava pelo bronze diante do Académico do Porto. Com uma entrada algo "lenta" - fruto do cansaço acumulado – as ermesindenses demoraram um pouco mais a marcar o ritmo na partida, tendo inclusive o Académico vencido o primeiro parcial (12-13).

    No segundo quarto, as atletas de Ermesinde mostraram que não queriam deixar o seu crédito por mãos alheias, e com um período sufocante deram a volta ao marcador, indo para intervalo a vencer por 35-26. Na segunda parte, durante os primeiros 13 minutos, o equilíbrio foi nota dominante, tendo o Académico conseguido reduzir a diferença para três pontos. Mas o espírito cepeenista veio mais uma vez ao de cima, tendo a turma orientada por Francisco Costa embalado para um final de jogo diabólico! Cansaço? Por esta altura já tinha desaparecido. A cada bola falhada pelo adversário, o CPN respondia com contra ataques letais ou com ataques organizados, escolhendo bem as situações de lançamento, acabando por vencer a partida por 68-50, garantindo assim que o bronze vinha para Ermesinde.

    Neste regresso ao "palco das decisões" nacionais no escalão de juniores, além do honroso terceiro lugar alcançado, o CPN viu ainda a sua atleta Sofia Almeida ganhar o prémio de Melhor Marcadora da competição. Rita Reis, Inês Pinto, Andreia Caldas, Mariana Guerra, Francisca Mêinedo, Catarina Bonito, Sofia Almeida, Mafalda Sousa, Catarina Miranda, Celeste Almeida, Rita Madureira e Sara Moreira foram as "guerreiras" que tudo deram em campo, demonstrando que a raça, garra, querer e ambição continuam bem presentes no emblema ermesindense!

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].