Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 18-06-2014

    SECÇÃO: Tecnologias


    Gimp 2.8 Photoshop Tweaks - um interface gráfico ao estilo de Adobe Photoshop para GIMP

    Do desenvolvedor do Ubuntu Martin Owens chega um interessante tema Gimp 2.8 Photoshop Tweaks que permite emprestar o aspeto do famoso software proprietário da Adobe ao nosso GIMP. Este tema é assinalado no blog de por Roberto Ferramosca “Linux for Life” (http://www.lffl.org).

    GIMP é um software open source à altura de fornecer funcionalidades muito semelhantes às incluídas no Adobe Photoshop. Um dos problemas encontrados pelos utilizadores que usam o GIMP diz respeito ao interface gráfico não muito intuitivo, e por este motivo os desenvolvedores do software quiseram ativar a nova modalidade de uma janela única, embora possamos juntar-lhe também novos filtros, plugins e temas de terceiros, com extrema facilidade.

    foto
    Como vimos em recente artigo (http://www.lffl.org/2014/02/gimp-7-plugin-di-terze-parti-da.html) estão já disponíveis nos repositórios oficiais das principais distribuições Linux variados plugins, além de interessantes temas como o novo Gimp 2.8 Photoshop Tweaks.

    Gimp 2.8 Photoshop Tweaks é um novo tema desenvolvido por Martin Owens, famoso desenvolvedor de Ubuntu, que decidiu trazer o aspeto e experiência dos utilizadores de Adobe Photoshop ao editor de imagens open source multi-plataforma.

    Através de Gimp 2.8 Photoshop Tweaks teremos novos ícones monocromáticos no painel de instrumentos, novos atalhos de teclados e outras otimizações para tornar o GIMP mais semelhante ao famoso software proprietário da Adobe.

    Gimp 2.8 Photoshop Tweaks funciona só com o GIMP 2.8, se utilizarmos a versão em fase de desenvolvimento 2.9.x (http://www.lffl.org/2013/10/gimp-291-ubuntu-linux-software-gestione-tab.html) não poderemos instalá-lo. Antes de procedermos à instalação deveremos efetuar o backup do atual tema standard, para fazê-lo basta digitar no terminal:

    mv ~/.gimp-2.8 ~/.gimp-2.8.old

    Nesta altura devemos descarregar Gimp 2.8 Photoshop Tweaks da página http://doctormo.deviantart.com/art/Gimp-2-8-Photoshop-Tweaks-432736644, pôr o ficheiro no diretório /home e aí extrair o ficheiro zip.

    Uma vez extraído, basta lançar o GIMP e eis a nossa versão personalizada ao estilo Photoshop.

    Se não nos agradar poderemos recuperar o tema standard digitando no terminal:

    rm -r ~/.gimp-2.8

    mv ~/.gimp-2.8.old ~/.gimp-2.8

    Recordo, além disso, que estão disponíveis outros temas e projetos dedicados a trazer o aspeto do Adobe Photoshop ao GIMP, como por exemplo GIMP toolbox like Photoshop (http://www.lffl.org/2013/07/gimp-come-avere-la-barra-degli.html) e Gimp GTK2 Photoshop CS6 Theme (http://www.lffl.org/2013/10/installare-il-team-di-photoshop-cs6-in.html).

    Por: LFFL (*)

    (*) http://www.lffl.org. Tradução AVE.

     

    Outras Notícias

    · Distros em linha

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].