Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 21-02-2014

    SECÇÃO: Saúde


    Associações de Doentes Crónicos continuam aguardar resposta do Governo

    foto
    As Associações de Doentes Crónicos / Deficientes continuam sem resposta relativamente à criação do Estatuto Jurídico do Doente Crónico (EDC), por parte do Governo.

    Em Portugal, estima-se que milhares de pessoas sofrem de doença crónica. Um doente crónico debate-se com vários problemas burocráticos causados pela falta de diplomas atentos às suas dificuldades que passam por problemas físicos, emocionais e psicológicos, assim como familiares, sociais e ainda profissionais e educacionais. Este tipo de doenças, quando não devidamente tratadas e acompanhadas, podem ser incapacitantes.

    A legislação, existente em Portugal, não define, com clareza e rigor técnico-científico, o que é doença crónica, sendo suportada em documentos oficiais dispersos e muito incompletos. Logo torna-se imprescindível criar condições para que um doente crónico mantenha a sua dignidade e qualidade de vida.

    Com a criação do EDC, pretende, a TEM pretende definir o que é um doente crónico e quais são as doenças crónicas. E assim, ver reconhecidas as incapacidades em função da doença e não da TNI (“tabela das seguradoras”).

    Este tema arrasta-se há 44 meses. É urgente e de extrema importância a criação deste Estatuto.

    Por: PAULO ALEXANDRE PEREIRA (*)

    (*) Presidente da Associação Todos contra a Esclerose Múltipla

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].