Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 21-02-2014

    SECÇÃO: Cultura


    ARQUIVO MUNICIPAL APELA À CEDÊNCIA DE IMAGENS COM INTERESSE HISTÓRICO

    Valongo de Outros Tempos

    foto
    Valongo de Outros Tempos é o novo projeto do Arquivo Histórico Municipal de Valongo. Resultado da recolha de imagens, mensalmente será divulgada uma fotografia destacando um tema da vida local. A primeira a ser divulgada no âmbito deste projeto é uma vista sobre a vila de Valongo − enquadramento paisagístico dos finais do século XIX e inícios do século XX. Da autoria de Emílio Biel & C.ª, esta fotografia centenária foi gentilmente cedida por José Lino Marques Quelhas. Em fevereiro, a imagem será divulgada através de um cartaz colocado no edifício dos antigos paços do concelho, que além do Arquivo também alberga o Museu Municipal de Valongo. A fotografia estará também em destaque na página de Internet da autarquia.

    O projeto Valongo de Outros Tempos visa promover a fruição do património arquivístico por parte dos munícipes e do público em geral, favorecendo a sua aproximação ao Arquivo Histórico Municipal, enquanto instituição ao serviço da cultura. Pretende-se ainda dar a conhecer cada vez mais a história do concelho para in(formar), educar e promover a criatividade.

    Procurando reunir a maior quantidade possível de informação histórica, o Arquivo Histórico Municipal de Valongo continua a proceder à recolha de imagens e documentos antigos com significado para o estudo do passado do concelho, tendo como finalidade a construção de um banco de imagens digitais.

    Para que esta iniciativa se concretize, o Arquivo Histórico Municipal de Valongo apela à cedência de fotografias, documentos ou cartazes com interesse histórico e representativo das mais variadas áreas. Estes documentos serão digitalizados e alvo de tratamento técnico.

    Uma imagem mostra mais do que visualizamos, pelo seu contexto e cenários de fundo, transformando uma simples fotografia de família num testemunho alargado da evolução da paisagem, da moda, da arquitetura, da cultura e até da vida quotidiana de uma população.

    Para além de apoio a estudos académicos, pretende-se que este banco de imagens sirva de apoio a exposições, monografias, cartazes de divulgação e outras publicações de divulgação sobre o concelho.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].