Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 12-02-2014

    SECÇÃO: Saúde


    Dez dicas para ajudar o seu bebé a dormir melhor

    foto
    Sabia que há alguns truques, utilizados durante o banho, para ajudar o seu bebé a relaxar e dormir melhor? Descubra quais...

    - 1. É importante garantir um ambiente calmo e tranquilo. Se teve um dia agitado ou muito ocupado, sente-se e relaxe um pouco antes de iniciar o banho do seu bebé.

    - 2. Antes de iniciar o banho, convém rever os acessórios e comprovar se tem à mão todos os elementos que precisa. Mesmo assim esqueceu-se de alguma coisa? A campainha ou o telefone estão a tocar? Descontraia….Retire o bebé da banheira, envolva-o na toalha e leve-o consigo.

    - 3. Os bebés perdem calor corporal com facilidade. Mantenha quente e sem correntes de ar o local onde vai dar banho (idealmente entre os 22ºC e os 25ºC). A temperatura da água deve rondar os 37ºC, use um termómetro se necessário. Banhos com água demasiado quente contribuem para a desidratação da pele.

    - 4. Evite sabões. Opte por produtos adequados, desprovidos de detergentes ou tensioativos agressivos e que sejam emolientes e hidratantes. A utilização de óleos de banho é, frequentemente, aconselhada para o cuidado diário do banho do bebé.

    - 5. Misture 1 a 2 colheres de sopa do óleo de banho num recipiente com cerca de 1 a 2 Litros de água tépida. De seguida, junte esta mistura à água do banho.

    - 6. Dispa o bebé completamente. Se ele estiver sujo na zona da fralda, limpe-o antes de o pôr na banheira.

    - 7. Segure bem o bebé durante o banho já que, ao estar molhado, fica muito escorregadio. Passe o seu braço por debaixo da nuca do bebé e segure-o pelo ombro mais distante. Com a outra mão agarre as pernas. Depois de o colocar na água, solte-lhe os pés, mantendo seguro o seu braço.

    - 8. Não prolongue o banho por mais de 10 minutos, uma vez que o excesso de humidade torna a pele do bebé (fina e frágil) propensa a sofrer irritações.

    - 9. Quando terminar, retire-o da banheira e cubra-o com uma toalha macia e grande o suficiente para envolver o bebé, removendo o excesso de água suavemente, sem esfregar.

    - 10. Após o banho, ainda com a pele do bebé molhada, aplique um creme hidratante, deixando a pele suave e macia.

    Após estes passos o seu bebé vai estar mais relaxado e pronto para uma noite de sono relaxada!

    Por: ANAÍSA PIRES (*)

    (*) Farmacêutica do site www.farmaciapessoal.pt

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].