Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 22-11-2013

    SECÇÃO: Literatura


    A VOZ DAS PALAVRAS

    Breves...

    foto
    - Mia Couto foi distinguido com prémio internacional de literatura Neustadt. Este é considerado o Prémio Nobel norte-americano. Entre os nomeados estavam o japonês Haruki Murakami e o argentino César Aira.

    - À oitava edição o Prémio Literário José Saramago foi para Ondjaki, escritor e poeta que nasceu em Luanda em 1977, autor do romance “Os Transparentes”, publicado pela Caminho em 2012 e que é um retrato de Angola.

    - Prémios PEN ex-aequo na Poesia e no Ensaio. Duas obras de poesia, “A Terceira Miséria”, de Hélia Correia (Relógio de Água) e “Cólofon”, de Manuel de Freitas (Fahrenheit 451) foram premiadas em ex-aequo com o prémios PEN de Poesia para o ano de 2012. O mesmo aconteceu na categoria de Ensaio, a "O Cinema na Poesia", de Rosa Maria Martelo (ed. Assírio & Alvim) e "Salazar e o Poder, a Arte de Saber Durar", de Fernando Rosas (ed. Tinta da China). O vencedor do prémio PEN de Narrativa é o romance “Travessa d’Abençoada”, de João Bouza da Costa (Sextante Editora). E o prémio PEN para Primeira Obra foi para “E Groto Sato”, de Raquel Nobre Guerra (ed. Mariposa Azul).

    - O romance “Uma Outra Voz”, de Gabriela Ruivo Trindade, venceu o Prémio LeYa 2013. Concorreram este ano quatrocentos e noventa e um originais, oriundos da Alemanha, Angola, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, França, Guiné-Bissau, Itália, Luxemburgo, Macau, Moçambique, Portugal, Reino Unido e Suécia.

    - O Prémio Fernando Namora foi atribuído ao escritor José Eduardo Agualusa, pelo seu livro “Teoria Geral do Esquecimento”, publicado em 2012 pela LeYa / Dom Quixote.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].