Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 14-10-2013

    SECÇÃO: Saúde


    Dia Mundial da Saúde Mental 2013

    foto
    Decorreram, nos passados dias 9 e 10 de outubro, no Fórum Cultural de Ermesinde, um conjunto de iniciativas que pretenderam comemorar o Dia Mundial da Saúde Mental, e cuja organização foi da responsabilidade da Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de S. João (CHSãoJoão).

    No dia 9 de outubro, durante a manhã realizou-se uma Oficina de Expressões, que integrou uma ação de Educação e Promoção para a Saúde Mental destinada a escolas do 1º Ciclo, Leitura e Exploração de um Conto, por técnicos de várias entidades, e Dinamização do Mural Saúde Mental para Todos, por técnicos e utentes da Unidade de Ação para o Desenvolvimento e Integração da Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental do CHSãoJoão. Durante a tarde realizaram-se os workshops “A Inteligência Emocional e a Saúde Mental” e “O Estigma na Terceira Idade”, dirigidos respetivamente pelos formadores Vítor Fragoso e Sara de Sousa, o primeiro psicólogo e formador na área da Inteligência Emocional na Universidade Sénior Contemporânea do Porto e a segunda terapeuta ocupacional no CHSãoJoão, sociodramatista e professora na Escola Superior de Tecnologias da Saúde.

    O Plenário final teve a orientação de Carla Serrão, da ESE e Manuela Pinto Moura, do CHSãoJoão, ambas psicólogas e psicodramatistas.

    No dia seguinte realizou-se o Seminário de Reabilitação Psicossocial em Saúde Mental, iniciativa que decorreu durante todo o dia e durante a qual se realizaram diversos debates.

    A sessão de abertura contou com a presença de António Ferreira, presidente do Conselho de Administração do CHSãoJoão, António Roma Torres, diretor da Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental do CHSãoJoão, João Paulo Baltazar, presidente da Câmara Municipal de Valongo e J. Perez Sanchez, presidente do Conselho Clínico do ACES Maia-Valongo.

    O primeiro tema a ser abordado foi “Os Diferentes Níveis da Reabilitação”, que teve a moderação de Cristina Queirós (da FPCEUP) e que contou com as seguintes intervenções: “Reabilitação cognitiva através do programa REHACOM” (Marta Figueiredo, CHSãoJoão), “Metacognição e Cognição Social na Psicose” (Nuno Rocha, ESTS-IPP), “Reabilitação e-learning COGWEB” (Joana Pais) e “Reabilitação e Integração Profissional” (Pedro Mateiro, CRPGaia).

    A parte da manhã encerrou com o debate do tema “Reabilitar para Integrar”, moderado por Rosário Curral (CHSãoJoão), e que contou com as intervenções de Manuela P. Moura (UADI/CHSãoJoão), Ana Raquel Almeida (ANARP), Carla Marques (ADICE) e Mercedes Pereira (AFUA). Após uma pausa para o almoço, houve uma apresentação artística do Manifesto Artístico Colectivo Dr. Strangelover, por utentes da UADI.

    Seguiu-se a tertúlia “Eu, Tu, Nós, o Estigma da Doença Mental”, moderada por Sara de Sousa (CHSãoJoão), e na qual participaram Bruno Santos (UADI/CHSãoJoão), Margarida Ribeiro (AFODOME/CHSãoJoão), Luís Pereira (Peers Support/ANARP), Filipa Campos (Peers Support/ANARP), Vanessa Ribeiro (CHSãoJoão) e Ângela Paez (ACES Maia-Valongo).

    O último debate foi subordinado ao tema “Novas Políticas em Saúde Mental”, que foi moderado por Jaime Neto (da Federação Nacional de Entidades de Reabilitação de Doentes Mentais), e no qual participaram António Leuschner (presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental), António Roma Torres, Maria José Ribas (representante dos Cuidados Primários no Conselho Regional de Saúde Mental da ARS Norte) e António Marques (diretor do Laboratório de Reabilitação Psicossocial da FPCEUP/ESTS-IPP).

    Álvaro de Carvalho, diretor do Programa Nacional de Saúde Mntal presidiu à sessão de encerramento.

    Durante o evento houve ainda a entrega de prémios do concurso de fotografia “Vejo e vendo vivo: a melhor parte da nossa memória está fora de nós” e a apresentação do livro comemorativo dos 50 anos da Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental do CHSãoJoão, “Saúde Mental – modo de usar”.

    No fim foi servido um porto de honra.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].