Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 14-10-2013

    SECÇÃO: Desporto


    14º TORNEIO INTERNACIONAL DE BASQUETEBOL DO CPN

    Cor, alegria, convívio, e bom basquetebol foram condimentos do 14º Torneio Internacional do CPN

    Foto CPN/BASQUETEBOL
    Foto CPN/BASQUETEBOL
    Foi mais uma página digna de figurar na história do clube, aquela que foi escrita na segunda metade de setembro último pela secção de basket cepeenista, na sequência do sucesso granjeado pela 14ª edição do Torneio Internacional de Basquetebol do CPN (“variante” feminino), que contou mais uma vez com o imprescindível apoio da Junta de Freguesia de Ermesinde e da Câmara de Valongo. Certame que durante dois fins de semana consecutivos trouxe cor, alegria, convívio, e sobretudo muito e bom basquetebol à nossa cidade, que se vai afirmando a cada ano que passa como uma das capitais do basquetebol de formação ibérico! Cerca de 600 atletas em representação de 42 equipas, uma delas oriunda da vizinha Galiza, mais concretamente a turma do Carmelitas de Ourense, estiveram em Ermesinde num torneio cuja primeira parte, por assim dizer, decorreu entre 20 e 22 de setembro, nos pavilhões do CPN e Gimnodesportivo de Ermesinde. Primeiro fim de semana que correu de feição ao clube da casa, o CPN, que apoiado pelo muito público que marcou presença nas bancadas ao longo de todo o evento venceu os torneios dos escalões de iniciados e juniores. No primeiro escalão levou a melhor sobre concorrência composta por António Aroso (vicecampeão), Cortegada, Carmelitas, Leça, Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, Guifões, Junta de Freguesia de Campo, CLIP, e CPN “B”. No “cinco ideal” o CPN fez-se representar por duas atletas, nomeadamente Marta Figueira, e Maria Varanda, que tiveram a companhia de Carolina Bandeira (António Aroso), Andrea Cid (Carmelitas), e Alicia Abasolo (Cortegada). A cepeenista Marta Figueira foi eleita a MVP (atleta mais valiosa) deste escalão.

    Por seu turno a equipa de juniores levou a melhor sobre o Académico do Porto (vicecampeão) Coimbrões, ESSA, Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo, Cortegada, Alberta Meneres, Sporting de Braga, Carmelitas, e José Régio. O “cinco ideal” do escalão foi composto por Carolina Bernardeco (Alberta Meneres), Joana Cortinhas (Académico), Laura Ferreira (ESSA), Catarina Miranda, e Sofia Almeida, ambas do CPN; sendo que esta última atleta foi eleita a mais valiosa do escalão.

    No fim de semana seguinte (27, 28, e 29) a festa continuou com a segunda parte do torneio. Entraram então em ação as cadetes e as seniores, sendo que aqui a festa final foi feita por duas equipas forasteiras.

    Em cadetes o título foi para a Galiza, por intermédio do conjunto Carmelitas, que não deu hipótese ao Póvoa (vicecampeão), Carnide Clube, Quinta dos Lombos, Juvemaia, NCR Valongo, Illiabum, Vasco da Gama, Vila Pouca de Aguiar, Académico, A. B. de Viana do Castelo, e CPN, que se fez representar por duas equipas. O “cinco ideal” foi composto por Catarina Miranda (CPN), Helena Pinheiro (Póvoa), Madalena Rodrigues (Carnide), Paula Valiño, e Ana Maria Gonzalez, ambas pertencentes ao Carmelitas, sendo que esta última jogadora levou ainda para casa o prémio de MVP.

    Em seniores o título foi arrecadado pelo Guifões, que superou o CPN (vicecampeão), Bolacesto e CLIP. Quanto ao “cinco ideal” esse foi integrado por Ana Luísa Morais (Guifões), Conceição Alves (também do Guifões), Ana Santos (Bolacesto), Andreia Caldas, e Vanessa Soares (ambas do CPN). Ana Luísa Morais foia MVP do escalão. Dizer também que à semelhança de anos anteriores o CPN levou a cabo a ação “Cesto Solidário”, em que cada atleta participante trazia um produto alimentar para posteriormente doar a instituições de solidariedade da nossa freguesia.

    A concluir, é de informar que pelo segundo ano consecutivo o CPN foi galardoado pela Associação de Basquetebol do Porto como “clube do ano” no setor feminino. A mesma entidade atribuiu ainda ao treinador e coordenador da secção, Agostinho Pinto, o prémio de treinador do ano.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].