Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 14-10-2013

    SECÇÃO: Cultura


    Associação Académica e Cultural de Ermesinde festeja Dia Mundial da Música num inédito formato colaborativo

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    A Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE) festejou este ano o Dia Mundial da Música com um espetáculo em que evidenciou os aspetos da colaboração associativa, envolvendo numa exibição solidária os vários momentos do seu espetáculo. Este teve lugar no Fórum Cultural de Ermesinde, na noite do passado sábado, dia 5 de outubro.

    A 10ª realização da Festa da Música da AACE procurou assim integrar criativamente o trabalho de conjunto dos participantes e dos vários responsáveis pelas diversas atividades.

    A uma exibição de dança das meninas dirigidas pela professora Isabel Iglésias seguiu-se, de imediato, a atuação do Grupo Voz Ligeira, que deu início à sua presença no palco com uma interpretação de “Os Índios da Meia Praia”, de Zeca Afonso.

    E aconteceram depois exibições de música, fado e fado de Coimbra, e do Orfeão da Associação Académica, dirigido pelo maestro Jorge Pires.

    O professor Alexandre Matos, da Escola de Música, foi outra das figuras em destaque, não só pela sua participação num duo musical (guitarra e clarinete – era a guitarra), como pela sua participação em vários momentos do espetáculo. O mesmo se pode dizer da maestrina Cecília Gomes, responsável pelo grupo Voz Ligeira, que também emprestou a sua presença em vários momentos da comemoração do Dia Mundial da Música.

    Também a interpretação de “Chocholosa”, pelo Orfeão, foi acompanhada pela dança de Isabel Iglésias.

    foto
    No final, o presidente da Direção da AACE, depois de agradecer a presença de várias entidades, entre elas Teresa Raposo em representação do presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, o responsável da Federação das Coletividades do Distrito do Porto, a Fernanda Lage, diretora do nosso jornal, e a António Vasques, presidente da Direção da Casa do Povo de Ermesinde, agradeceu também o trabalho do técnico Paulo Santos.

    Por fim apelou aos associados e amigos da AACE a não perderem os próximos encontros com o público, quer fossem exibições das próprias valências da associção, quer espectáculos organizados por esta, embora sem a sua presença direta, como será o caso da peça a apresentar no Fórum Cultural de Ermesinde, na noite do próximo sábado, dia 19 de outubro, com a subida ao do Grupo Cénico da Paróquia de Oliveira do Douro, que ali irá representar a peça “Um Fantasma Chamado Isabel”, num intercâmbio com a Associação Académica e Cultural de Ermesinde. Outro espetáculo de teatro terá lugar na mesma sala de espetáculos do Fórum Cultural de Ermesinde, na noite anterior, em que o grupo Casca de Nós, da AACE irá repor “O Aniversário do Banco”.

    Também no dia 19 de outubro, como o primeiro espetáculo referido, mas de tarde e na Sala das Artes do Fórum Cultural Vallis Longus, o Coral Juvenil da AACE participa na Gala dos Coros Juvenis, e na tarde do dia 20 de outubro, finalizando esta série de intensa atividade pública, a AACE realiza a festa das suas escolas (danças de salão, danças criativas e escolas de música), também no Fórum Cultural de Ermesinde.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].