Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2013

    SECÇÃO: Desporto


    CICLISMO

    Eduard Prades (OFM/Quinta da Lixa/Goldentimes/U.C. Sobrado) conquistou GP Internacional de Torres Vedras/Troféu Joaquim Agostinho

    Foto UCS
    Foto UCS
    Eduard Prades (na imagem), corredor espanhol da OFM/Quinta da Lixa/Goldentimes/União Ciclista de Sobrado, foi o grande vencedor do 36º Grande Prémio de Torres Vedras/Troféu Joaquim Agostinho, prova disputada entre os passados dias 19 e 21 de julho, e que terminou no Parque Eólico da Carvoeira. Prades teve um final de etapa impressionante, assim como o seu colega de equipa Mário Costa, tendo cortado a meta na primeira posição, garantindo o triunfo na categorizada competição, a sua primeira vitória desde que é profissional.

    Ao conquistar a etapa rainha da competição, uma viagem de 177,2 quilómetros entre Manique do Intendente e o Parque Eólico da Carvoeira, Eduard Prades acabou por ser o mais forte na escalada para a meta, que coincidiu com uma contagem de montanha de segunda categoria, terminando a tirada com 4h42m47s (média de 37,598 km/h), menos 1 segundo do que os mais diretos perseguidores, Edgar Pinto (LA Alumínios-Quinta da Lixa-Goldentimes), segundo, e Henrique Casimiro (Banco BIC-Carmim), terceiro.

    Na classificação geral individual, graças às bonificações acumuladas, Eduard Prades terminou com menos cinco segundos do que Edgar Pinto e com menos sete segundos do que Henrique Casimiro. «Estou muito satisfeito porque foi a primeira corrida por etapas que conquistei e também a minha primeira vitória como profissional. Este resultado aconteceu numa etapa muito dura em que a equipa trabalhou muito para desgastar os adversários, atacando com diversos corredores, pois tínhamos diferentes possibilidades de tentar alcançar a vitória», explicou no final Eduard Prades.

    A etapa foi animada por um grupo de seis fugitivos que, todavia, não resistiu à parte montanhosa da jornada, onde as equipas com aspirações ao triunfo final impuseram um ritmo forte, que anulou a escapada e inibiu a existência de outras tentativas. O endurecimento nesta fase da corrida foi também provocado pelo facto de as equipas rivais terem tentado aproveitar uma queda do anterior camisola amarela, Jon Larrinaga (Euskadi) para se distanciarem do líder. O basco ainda recolou ao pelotão, mas não teve força para seguir os melhores na subida final, onde Mário Costa (da OFM/Quinta da Lixa/Goldentimes/União Ciclista de Sobrado) esteve isolado até faltarem apenas 500 metros para a meta.

    Por equipas impôs-se a LA Alumínios-Antarte. Edgar Pinto venceu a classificação por pontos, Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) foi coroado rei dos trepadores, enquanto o dinamarquês Kristian Haughaard (Leopard-Trek) venceu a classificação da juventude e o luxemburguês Pit Schlechter (Leopard-Trek) segurou o triunfo nas metas volantes.

    DE VOLTA À LIDERANÇA DO RANKING COLETIVO E INDIVIDUAL

    Durou um mês a liderança de Filipe Cardoso (Efapel/Glassdrive) no Ranking Ciclista do Ano, já que, somados os pontos relativos às provas de julho, o galego Delio Fernández, da equipa OFM/Quinta da Lixa/Goldentimes/União Ciclista de Sobrado, assumiu o primeiro lugar, que já lhe pertenceu, no final de maio. O corredor da formação de Sobrado chegou aos 497 pontos, suplantando Filipe Cardoso, que desceu para o segundo lugar, com 443.

    A OFM/Quinta da Lixa/Goldentimes/União Ciclista de Sobrado não só retomou, através de um dos seus ciclistas, o comando individual, como regressou ao primeiro lugar coletivo. A equipa orientada por José Barros termina julho com 1474 pontos, mais 56 do que a Efapel/Glassdrive. A LA Alumínios/Antarte e o Louletano/Dunas Douradas partilham o terceiro lugar com 957 pontos. Um bom prenúncio para a 75ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, que sai para a estrada no próximo dia 7 de agosto (decorre até dia 18 do mesmo mês), e onde a equipa sobradense tem aspirações de brilhar.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].