Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 12-07-2013

    SECÇÃO: Tecnologias


    PiPO X1 – um novo box TV stick também compatível com Linux

    foto
    A PiPo X1

    Voltamos hoje ao tema das propostas de microcomputadores em corpo de pendrive.

    Agora, uma das mais recentes novidades chega da China.

    A imprensa especializada em novidades tecnológicas tinha, não há muito tempo, divulgado notícias sobre os tablets U8 e S1 produzidos pela PiPO, um fabricante chinês que começa a ser muito conhecido em todo o mundo, graças sobretudo aos seus tablets da gama média alta a preços muito competitivos.

    Ora recentemente a PiPO anunciou o lançamento do novo stick box TV X1, baseado num sistemna operativo Android e capaz de conjugar ótimas performances com materiais de alta qualidade, tudo isso a um preço excelente.

    A PiPO X1 é uma box TV Android de dimensões semelhantes a uma pendrive, e na qual podemos encontrar um processador dual core Rockchip RK3066 dual a 1.6 Ghz (Cortex-A9) e uma carta gráfica Mali-400 MP4 quad core capaz de reproduzir sem problemas video em FullHD e 3D.

    A PiPO X1 vem com 1 GB de memória RAM DDR3 e com 8GB de ROM expansível através de microSD.

    Para além da porta HDMI necssária para ligar a box TV a uma televisão ou a um monitor, a PiPO X1 dispõe de uma porta USB 2.0 para ligar discos externos, teclado, rato e uma porta microUSB para alimentação ou ligar o dispositivo a um PC, para eventual atualização do firmware ou outra necessidade.

    Para a conectividade encontramos um módulo Wireless WiFi 802.11b/g/n e Bluetooth 4.0 e como sistema operativo pré-instalado o Android 4.1 JB. Mas é possível também instalar PicUntu, uma distribuição Linux baseada em Ubuntu e dedicada a sistemas com processador RK3066. Poderemos, assim, utilizar a PiPO X1 como um normal PC desktop com ótimas performances e sobretudo com um baixíssimo consumo energético.

    A PiPO X1 está já disponível nos mercados europeus a um preço à volta de 60 euros.

    Por: Lffl (adaptado)

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].