Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 12-07-2013

    SECÇÃO: História


    HISTÓRIA - EFEMÉRIDES DE ERMESINDE

    foto

    A Igreja do Bom Pastor, na Palmilheira

    No dia 14 de julho de 1957 foi benzida a primeira pedra da Igreja do Instituto do Bom Pastor, numa cerimónia presidida pelo Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, acompanhado das autoridades locais. Esta Igreja foi consagrada ao Divino Coração, em cumprimento de um voto da Irmã Maria do Divino Coração.

    Em 1965 as obras da Igreja, considerada justamente uma importante obra arquitetónica que contrasta, na organização do seu espaço interior, com aquilo que é usual ver-se neste tipo de templos, aproximavam-se do fim, tendo a respetiva inauguração ocorrido no dia 21 de abril de 1966, numa cerimónia de alta dignidade, presidida pela autoridade eclesiástica da diocese do Porto.

    Este bonito templo de Ermesinde, que foi construído pelo empreiteiro Amadeu Gaudêncio, de Lisboa, guarda dentro de si uma verdadeira preciosidade – o Mausoléu da Beata Maria do Divino Coração. Esta Irmã que foi Superiora da Congregação do Bom Pastor no Porto, foi Beatificada em Roma, pelo Papa Paulo VI, no dia 1 de novembro de 1975 (dia de todos os Santos).

    Um mês e dois dias depois, ou seja no dia 3 de dezembro de 1975 (a primeira sexta-feira do mês – dia, para ela, de especial devoção) o seu Corpo deixou o Cemitério de Paranhos, com destino à Igreja do Bom Pastor, em Ermesinde, onde se encontra num Monumento tumular próprio, encontrando-se o seu corpo, devidamente conservado à vista dos fiéis e peregrinos (todos os anos é visitado por vários grupos de peregrinos nacionais e estrangeiros, normalmente de nacionalidade alemã).

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].