Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 27-05-2013

    SECÇÃO: Destaque


    Catarina Martins e Bloco de Esquerda de visita ao Centro Social de Ermesinde

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    Uma delegação do Bloco de Esquerda, liderada pela coordenadora nacional Catarina Martins, pelo cabeça de lista anunciado à Câmara Municipal de Valongo, Eliseu Pinto Lopes, e pelo também agora anunciado cabeça de lista à Assembleia Municipal, Nuno Monteiro, visitou sábado de manhã, dia 25 de maio, o Centro Social de Ermesinde, onde foi recebida pelo presidente da Direção, Henrique Rodrigues. A acompanhá-lo estavam os também diretores Alcina Meireles, Adelino Soares e Joaquina Patrício Oliveira.

    A delegação do Bloco de Esquerda visitou o Lar de S. Lourenço, onde também foi acompanhada acompanhada pela diretora técnica Anabela Sousa, a Empresa de Inserção da Lavandaria e o jornal “A Voz de Ermesinde”.

    Henrique Rodrigues apresentou a história e caráter desta IPSS, a sua situação atual e os seus desafios face a vários constrangimentos externos e às responsabilidades assumidas.

    Por sua vez, Catarina Martins defendeu a perspetiva de intervenção social do Bloco de Esquerda, segundo o qual, além das necessárias e urgentes medidas de política redistributiva, assegurando uma justiça social de base e que, presentemente, exigem, entre outras, como mais urgentes a atualização do salário mínimo nacional e a garantia de um subsídio de desemprego efetivo, fazia todo o sentido uma linha de intervenção assistencial, rápida e eficaz, na qual instituições como o Centro Social de Ermesinde têm um papel relevante.

    Catarina Martins insistiu em que o pudor de expor tragédias pessoais não pode ser alibi para limitar a intervenção de apoio social, mas também que o Governo não deveria limitar a intervenção social a uma política assistencialista.

    Em comentário ao diagnóstico do setor social feito pelo presidente da Direção do CSE, a coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu política que pudesse dar autonomia às pessoas. Henrique Rodrigues, a propósito, referiu que as IPSSs asseguravam uma assistência de proximidade que era agora ainda mais importante quando as juntas de freguesia, outra entidade de proximidade que também antes o assegurava, eram agora alvo de uma reorganização que diminuiu o seu papel, afastando-as mais das populações.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].