Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-05-2013

    SECÇÃO: Música


    Joaquim Gonçalves dos Santos - Estética musical através da obra para piano solo

    foto
    Decorreu dia 8 de maio, no Auditório da Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto, uma conferência sobre o compositor português Joaquim Gonçalves dos Santos, natural daquela cidade e que viveu entre 1936 e 2008.

    Foi orador um dos cronistas do jornal "A Voz de Ermesinde", o pianista Filipe Andrade Cerqueira, que presentemente está a realizar uma Tese de Mestrado na Escola Superior de Música, das Artes e do Espectáculo na classe do Professor Pedro Burmester. O tema desta tese reflete o particular interesse do orador na música erudita portuguesa, em que analisa e divulga as obras para piano solo de Joaquim dos Santos.

    Perante uma plateia recheada de alunos de várias idades, tal como de muitos outros curiosos, Filipe Cerqueira apresentou reflexões sobre a vida de J. Santos e os acontecimentos que dela originaram as várias peças para piano; mostrou elementos que constituem a síntese de uma estética musical única, através da análise das formas e dos motivos musicais, ilustrando com audição de excertos das obras, tanto do compositor português como de outros compositores que em muito o influenciaram, por exemplo: Stravinsky, Dallapiccola e Schönberg.

    Foi a 4ª conferência do ciclo que evoca internacionalmente Joaquim dos Santos, nos cinco anos do falecimento.

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].