Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-04-2013

    SECÇÃO: Arte Nona


    346º Encontro da TBDL

    foto
    Na Tertúlia BD de Lisboa iniciou-se um ciclo dedicado aos autores de blogues que falam de banda desenhada nos respetivos blogues, escrevendo críticas, anunciando eventos, e descrevendo-os a par-e-passo, entrevistando autores, dando novidades editoriais, reproduzindo bandas desenhadas publicadas em jornais ou revistas não especializadas em BD, em suma, divulgando-a de uma forma abrangente no espaço virtual da blogosfera.

    Nesta nova iniciativa da tertúlia lisboeta, perfeitamente justa para premiar – mesmo que simbolicamente – quem trabalha esforçadamente em prol da BD no suporte virtual da internet, o primeiro a ser o "Convidado Especial" da TBDL foi Nuno Amado, no 346º Encontro da Tertúlia BD de Lisboa, realizado no passado dia 2 de abril.

    Nuno Amado iniciou o seu blogue Leituras de BD em 8 de julho de 2007, e o tem mantido em bom ritmo de publicação, tendo obtido recentemente o 1º lugar no Concurso Nacional de Blogues (2012) - Categoria Banda Desenhada.

    É do conhecimento geral de quem anda pela blogosfera, que há três aspectos cruciais para que um blogue se destaque pela positiva: regularidade na publicação de "posts", atraente critério na escolha de temas, e qualidade gráfica na apresentação do espaço.

    O "Leituras de BD" tem correspondido às três componentes, mantendo um nível elevado de interesse, bem evidenciado pelo intenso caudal de comentários que algumas postagens têm provocado. Constituem, não raro, um autêntico fórum de discussão.

    Endereços:

    http://bongop-leituras-bd.blogspot.pt

    http://www.facebook.com/Leituras.de.BD

    Biografia de Nuno Amado

    Nuno Miguel Rodrigues Vieira Amado (Árgea, 26 de junho de 1964). Possui o 11º Ano (incompleto), além de ter vários cursos profissionais, entre os quais o Curso de Mecânico de Material Aéreo e o Curso de Técnico de Manutenção de Aeronaves.

    O seu interesse pela BD começou aos sete anos de idade, com o n.° 14 do 4.º Ano da revista portuguesa “Tintin”. Dois anos mais tarde, através de revistas brasileiras, descobriu “Hulk”, “Quarteto Fantástico” e o "cowboy" Tex. Seguiram-se as revistas portuguesas “Mundo de Aventuras”, “Condor”, “Guerra” e “Spirou”. E, logo após, foi a fase da leitura de BD em álbuns, em que dava primazia a “Astérix”, “Michel Vaillant” e “Vagabundo dos Limbos”, entre muitos outros heróis da BD europeia.

    Colaborou no portal Central Comics entre 2006 e 2010, onde foi moderador e júri dos troféus homónimos, neste caso do 7º ao 9º inclusive.

    Em julho de 2007 iniciou o blogue "Leituras de BD", criando recentemente o blogue erótico/pomo "Leituras de BD PoP PorN".

    Em março de 2010 fez o seu primeiro argumento para BD. "Descida ao Inferno" foi o título da BD, desenhada por Pedro Nascimento, publicada no fanzine “Zona” (Zona Fantástica). Está já com novo argumento para uma BD intitulada "Zakarella", a fazer equipa com os seguintes elementos: desenhadora Jo Bonito, legendadora Rá Taniças, coloristas Gisela Martins e Sara Ferreira, a publicar em 2014.

    Lista de presenças neste 346º Encontro da TBDL

    1. Álvaro

    2. AnaSaúde

    3. António Páscoa "Vespa"

    4. Bárbara Carvalho

    5. Bruno Casanova

    6. Cátia Alves

    7. Cristina Leite "Tinucha"

    8. Falcato

    9. Filipe Duarte

    10. Filipe Pinho

    11. Gabriel Martins

    12. Geraldes Lino

    13. Helder Jotta

    14. Hugo Silva

    15. Hugo Tiago

    16. Inês Ramos

    17. Joana Completo

    18. João Paulo Sá-Chaves

    19. João Vidigal

    20. José Abrantes

    21. José Victor [Carvalho]

    22. Machado-Dias

    23. Maria de Fátima Magalhães

    24. Maria Helena Almeida

    25. Maria José Pereira

    26. Mário Freitas

    27. Miguel Ferreira

    28. Moreno

    29. Nuno Amado - Convidado Especial

    30. Nuno Duarte "Outro Nuno"

    31. Nuno Neves

    32. Osvaldo Medina

    33. Paulo Costa

    34. Patrícia Maia

    36. Pedro Bouça

    37. Pedro Cruz

    38. Ricardo Leite

    39. Rui Batalha

    40. Rui Domingues

    41. SérgioSantos

    42. Susana Marinho

    Fonte: http://divulgandobd.blogspot.pt/

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].