Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-04-2013

    SECÇÃO: Arte Nona


    Morreu Fred – autor de "Philémon"

    foto
    O autor francês de banda desenhada Fred, um dos nomes da BD franco-belga, criador da série "Philémon", morreu no dia 2 de abril, aos 82 anos, anunciou a editora Dargaud.

    Fred, nome artístico de Frédéric Othon Aristidès, de ascendência grega, nasceu em Paris, em 1931, e estreou-se no desenho humorístico numa publicação para crianças, mantendo, durante vários anos, colaborações com vários jornais franceses.

    En 1966, René Goscinny, então editor na revista “Pilote”, publicou "La Clairière des trois hiboux", o primeiro episódio protagonizado por uma das personagens mais conhecidas criadas por Fred, Philémon.

    Entre as obras publicadas, além da série Philémon - da qual está editada um volume em Portugal - contam-se, por exemplo, "Le Petit Cirque", "A história do corvo de ténis", "A história do contador eléctrico" e "O diário de Jules Renard lido por Fred", títulos também editados no mercado nacional.

    Fred foi um dos poucos autores de banda desenhada a ser duas vezes premiado no festival de Angoulême, em 1980 e em 1994, ano em que foi distinguido com o álbum "A história do corvo de ténis".

    Em Portugal foi premiado como o melhor autor estrangeiro, no Festival de Banda Desenhada da Amadora, em 1995 e 1997.

    O autor francês também trabalhou em televisão e em cinema. Foi conselheiro do Governo Francês para a área da banda desenhada.

    Fonte: http://kuentro.blogspot.pt

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].