Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 26-03-2013

    SECÇÃO: Saúde


    CÁTEDRA ATRIBUI 47 MIL EUROS PARA APOIAR INVESTIGADORES PORTUGUESES

    Dor neuropática é uma consequência muito frequente do tratamento do cancro da mama

    foto
    Os resultados preliminares de um estudo prospetivo sobre as complicações neurológicas do cancro da mama, realizado no Instituto Português de Oncologia do Porto, apontam para que 31,5 por cento das doentes operadas ao cancro da mama sofrem de dor neuropática.

    «Este estudo vem demonstrar que a dor neuropática parece ser uma consequência frequente do tratamento do cancro da mama. Os determinantes desta dor estão a ser avaliados», refere Susana Pereira, neurologista do IPO Porto, responsável pelo estudo.

    A investigação, que conta com o financiamento da Cátedra de Medicina da Dor, teve início em Janeiro de 2012 e as últimas avaliações estão previstas para 2014.

    «Pretendemos este ano continuar a apoiar a excelente investigação no domínio da dor que já se realiza no nosso país», comenta José Castro Lopes, investigador responsável pela Cátedra e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

    No âmbito da investigação clínica, a Cátedra está também a desenvolver um estudo observacional sobre a etiologia e caraterísticas da dor em doentes tratados nas Unidades de Dor Crónica do Grande Porto, sob a responsabilidade de Luís Azevedo, da FMUP.

    No campo da investigação básica, a Cátedra está a apoiar um projeto de investigação relacionado com a depressão e ansiedade associadas à dor crónica. O estudo, liderado pela investigadora da FMUP Fani Neto, tem a colaboração da equipa de Juan Micó, diretor da Cátedra de Dor da Universidade de Cádiz.

    A Cátedra de Medicina da Dor resulta da uma parceria entre a FMUP e a Fundação Grünenthal, destinada a apoiar a investigação e a formação nesta área do conhecimento médico.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].