Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 26-03-2013

    SECÇÃO: Saúde


    MAIS DE 200 ESPECIALISTAS NACIONAIS E MUNDIAIS DEBATERAM FUTURO DO TRATAMENTO DA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

    Portugal foi o país escolhido para acolher reunião internacional

    foto
    A Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia (APAPE), em parceria com a empresa Sorin Group, promoveu, pela primeira vez em Portugal, uma reunião internacional, com acreditação EBAC, com foco na área da insuficiência cardíaca, uma doença progressiva que afeta mais de 600 mil pessoas.

    «Nesta reunião conseguimos debater ideias e trocar experiências, com os mais respeitados especialistas mundiais, sobre os mais modernos meios de diagnóstico e tratamento de doentes com insuficiência cardíaca. Nos anos mais recentes o tratamento com dispositivos cardíacos implantáveis trouxe assinaláveis progressos e novas esperanças para os doentes afetados por esta doença que continua a ser um problema de maior gravidade, sendo a causa mais frequente de internamento hospitalar nos países mais desenvolvidos», explicou Carlos Morais, presidente da Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia.

    «Apesar de estarmos num período crítico em termos de orçamento, com cortes em todas as áreas, acreditamos que a aposta na formação dos nossos profissionais de saúde é uma mais valia para o seu futuro e para a qualidade da saúde dos nossos doentes», concluiu Carlos Morais.

    A insuficiência cardíaca é uma doença progressiva que afeta doentes cujo coração não consegue bombear sangue suficiente para responder às necessidades do corpo. Todos os anos, só na Europa, são diagnosticados mais de 600 mil casos. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade e calcula-se que mil em cada 100 mil pessoas acima dos 65 anos sofram desta patologia altamente incapacitante. Falta de ar, cansaço inexplicado e inchaço dos membros inferiores são sintomas de que padecem os doentes com insuficiência cardíaca.

    A Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia é uma Associação Especializada da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].