Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 26-03-2013

    SECÇÃO: Destaque


    Secretário de Estado na Cerimónia de Entrega de diplomas a formandos do Programa Novas Oportunidades do CSE

    Decorreu na passada sexta-feira, dia 22 de março, no Salão Nobre do Centro Social de Ermesinde, a cerimónia de entrega de diplomas dos formandos do Centro Novas Oportunidades do Centro Social de Ermesinde (CSE), cerimónia esta que contou com a presença na mesa de honra das seguintes individualidades: secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Marco António Costa, presidente da Câmara Municipal de Valongo, João Paulo Baltazar, delegado regional do Norte do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), César Ferreira, e presidente da Direção do CSE, Henrique Queirós Rodrigues.

    À cerimónia compareceram ainda, entre outros, a vereadora Maria Trindade Vale e o diretor do Centro de Emprego de Valongo, Manuel Henriques, além de vários outros dirigentes do CSE e técnicos e formadores desta IPSS.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    A cerimónia, na qual foram entregues os diplomas a várias dezenas de formandos, teve início com as palavras dos quatro oradores presentes na mesa, a que se seguiu a cerimónia de entrega de diplomas propriamente dita, um porto de honra servido aos formandos e, por fim, um jantar oferecido pela instituição ao membro do Governo e aos outros convidados do CSE.

    Tomando a palavra no início da sessão, Henrique Queirós Rodrigues começou por agradecer a presença de todos, e em particular do secretário de Estado Marco António Costa, agradecendo a este o reconhecimento do papel do CSE e de outras entidades análogas, na requalificação profissional dos cidadãos.

    O presidente da Direção do CSE reconheceu, por sua vez, a forma como este governante se tem mostrado disponível para uma maior abertura ao papel que as IPSS podem representar, alargando novos horizontes que facilitem o seu trabalho com as pessoas.

    Henrique Queirós Rodrigues atirou ainda que não causa estranheza a forma atenta como Marco António Costa tem seguido o trabalho destas instituições, «pudesse dizer o mesmo de todos os departamentos do Governo!...».

    Reconhecendo que tem mudado para melhor o relacionamento das IPSS com o Governo, o dirigente do CSE ressaltou a importância da nova Lei de Bases da Segurança Social, que veio dissipar dúvidas sobre a possibilidade daquelas poderem lançar iniciativas que possam concretizar a consolidação de recursos sustentáveis e resolver os constrangimentos que se possam sentir.

    Exemplificando, o presidente da Direção do CSE, apontou que este vai apresentar em breve as suas contas de exercício e nelas se pode verificar que a instituição recorreu a uma linha de crédito para poder respeitar os seus compromissos com os fornecedores, e que embora as contas de exploração anual sejam equilibradas, pesam sobre estas os encargos financeiros decorrentes dos investimentos pertinentes a seu tempo lançados.

    Citando uma frase do padre José Maia, dirigente da CNIS, que dizia que «quando há pouco dinheiro é sempre mais fácil zelar pelos bons princípios», Henrique Queirós Rodrigues estava esperançado, embora, que o secretário de Estado mantivesse a passado com que tem vindo a acompanhar as IPSS, dotando-as de mais meios, em particular no âmbito da qualificação profissional, um trabalho social que está na primeira linha das prioridades do país – o emprego.

    Passaporte

    para o emprego

    foto
    Usou em seguida da palavra o delegado regional do IEFP, César Ferreira, que elogiando a disponibilidade dos formandos para abraçarem uma maior qualificação profissional, reconhecia que nem sempre é fácil retirar tempo à família em favor dela, desejando que esta seja um passaporte para o emprego. E no sentido de valorizar o esforço dos formandos e de os incentivar, citou Francisco de Assis: «Primeiro fazer o que é necessário, depois o que é possível, e acabar por fazer o impossível».

    Também o presidente da Câmara Municipal de Valongo, João Paulo Baltazar, saudou os formandos presentes, a quem deu os parabéns, e manifestou a sua satisfação por estar numa instituição social tão significativa para a cidade de Ermesinde, pelo seu trabalho em favor das pessoas mais fragilizadas.

    O autarca desejou aos formandos que as novas competências adquiridas pudessem ser decisivas e constituir um marco na vida de todos.

    Fez depois uma referência muito elogiosa ao trabalho de Marco António Costa, que tem conseguido, em contraciclo, e com recursos mais escassos, proporcionar mais perspetivas de atividade para o setor social.

    Os Contratos Locais

    de Desenvolvimento Social

    foto
    Falou, por fim, o secretário de Estado Marco António Costa, que começou por cumprimentar os presentes e agradecer o poder estar ali com todos.

    Destacou depois a presença do delegado regional do IEFP, e recomendou a este as potencialidade do CSE, instituição com uma equipa disponível na área da Formação Profissional, na qual alguns institutos do Estado podem delegar iniciativas.

    Apontou depois que estas cerimónias têm dois objetivos, a de falar às pessoas, mas também de as ouvir, e realçou que tinha ouvido com a maior atenção as palavras de Henrique Queirós Rodrigues, as quais, pela sua parte agradecia, sendo certo que o trabalho que tem sido feito não resulta do brilhantismo do secretário de Estado, nem do ministro, mas também das intervenções dos técnicos e de pessoas como Henrique Rodrigues, no papel de dirigente da CNIS, apontando o que está mal e precisa de corrigir-se.

    Marco António Costa anunciou então que o município de Valongo será um dos 85 a nível nacional que terá acesso aos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS), que têm por objetivo, entre outros, a melhoria das competências e o encaminhamento profissional.

    Às vezes existem problemas... e soluções, mas é preciso fazer chegar às pessoas essas soluções.

    Existem mecanismos de apoio ao empreendedorismo e ao papel de instituições como o CSE, a ADICE ou a Santa Casa da Misericórdia de Valongo, anunciou Marco António Costa, que mostrou uma completa disposição para ajudar a CSE a resolver os desequilíbrios estruturais do passado, já que a atual conta de exploração era equilibrada. Temos que encontrar soluções para que esta instituição não sofra constrangimentos a fazer aquilo que faz bem.

    Referiu depois a reunião de Fátima com as IPSS, na qual foram muito reforçadas as verbas (de 8 para 28 milhões de euros) para apoios pontuais de emergência.

    Anunciou também que as solicitações de João Paulo Baltazar pelo município de Valongo teriam uma resposta efetiva.

    Vamos ser capazes de ultrapassar as atuais dificuldades, apontou, acrescentando que ainda não mudou uma vírgula na sua agenda e que tinha estado a falar com as pessoas na rua. Tendo duas filhas, que vivem neste concelho, é também por elas que acredita, que as pessoas poderão ter um futuro melhor.

    Passou-se depois à distribuição dos diplomas, com os formandos – perto de uma centena – a serem chamados um por um e a receberem das mãos do secretário de Estado, do delegado regional do IEFP ou do presidente da Câmara os seus diplomas.

    A responsável pelo Centro de Formação do CSE, Albertina Alves, convidou depois os presentes para um porto de honra.

    No final, em conversa com o jornal “A Voz de Ermesinde”, Marco António Costa precisou os mecanismos e alcance dos CLDS, que serão protocolos de iniciativa das IPSS, associadas à autarquia, e que deverão definir um plano de ação numa das seguintes três vertentes – desemprego, envelhecimento e desertificação.

    A ADICE beneficiou já de um destes protocolos, em 2008/2009, no âmbito da empregabilidade.

    O secretário de Estado confidenciou ainda que um dos principais trabalhos que foram feitos foi o da restrição da burocratização das soluções. Assim, para concretizar um CLDS, antes eram necessários cerca de dez meses, quando agora dois meses e meio seriam suficientes, garantiu o secretário de Estado.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].