Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 18-03-2013

    SECÇÃO: Saúde


    EM 2012 FORAM REALIZADAS MAIS DE 700 BIÓPSIAS RENAIS EM TODO O PAÍS

    Apelo deixado no Dia Mundial do Rim: “Rins para a Vida, Pare a Lesão Renal Aguda”

    foto
    De acordo com o Gabinete de Registo das Biópsias Renais da Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN), em 2012 foram realizadas mais de 700 biópsias renais a nível nacional, sendo que a maior parte se concentraram na região Sul e Ilhas (417, segundo dados estimativos), seguida da região Norte (234) e da região Centro (78).

    «A tendência nos últimos anos tem sido para não existirem grandes oscilações no número de biópsias renais realizadas em Portugal», refere Fernanda Carvalho, vicepresidente da SPN e Coordenadora Nacional do Gabinete de Registo das Biópsias Renais.

    A especialista refere ainda que a biópsia renal é feita quando existe uma suspeita de lesão renal mas não é possível chegar ao diagnóstico definitivo através de outros meios. «Entre as principais indicações da biópsia renal destacam-se a proteinúria persistente (presença de proteínas na urina), a hematúria frequente (presença de sangue na urina), a insuficiência renal aguda de causa inexplicável ou prolongada duração, a síndrome nefrótica e as alterações renais produzidas durante determinadas doenças sistémicas», finaliza.

    Fernando Nolasco, presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, refere que «o aumento da prevalência da diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares faz aumentar a incidência da doença renal crónica». E acrescenta que «é fundamental prevenir a doença renal crónica, principalmente, através da educação para a adoção de estilos de vida e alimentação saudáveis».

    Em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas deverão sofrer de doença renal crónica. A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem qualquer possibilidade de recuperação.

    Todos os anos surgem mais de dois mil novos casos de doentes em falência renal. Em Portugal existem atualmente cerca de 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 já transplantados) e cerca dois mil aguardam em lista de espera a possibilidade de um transplante renal.

    A Sociedade Portuguesa de Nefrologia é uma organização de utilidade pública, sem fins lucrativos, fundada em 1978 que tem por missão prevenir e curar as doenças renais e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas afetadas de doença renal através do desenvolvimento da atividade científica dentro da área da nefrologia.

    Estes apelos foram lançados com particular ênfase no Dia Mundial do Rim, recentemente celebrado, a 14 de março.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].