Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 08-03-2013

    SECÇÃO: Saúde


    NO MÊS EM QUE SE CELEBRA O DIA MUNDIAL DO RIM

    Crianças aprendem a cuidar dos seus rins

    foto
    No âmbito do Dia Mundial do Rim, que se realiza no dia 14 de março, a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) promove uma aula de sensibilização sobre a saúde dos rins, dirigida às crianças do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, no dia 15 de março, às 09h30. Esta aula, gratuita, pretende ensinar as crianças como funcionam os rins e incentivá-las a adotar comportamentos saudáveis facilitando, mais tarde, o entendimento da prevenção das doenças renais.

    Esta palestra, dirigida por Josefina Santos, nefrologista do Hospital de Santo António no Porto e membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, terá lugar nas instalações da Escola Básica do Bom Sucesso, na Rua Barbosa de Bocage e, de acordo com Fernando Nolasco, presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, «é um projeto pioneiro no qual se pretende participar ativamente nas escolas e interagir com as crianças e com os educadores na prevenção dos comportamentos de risco para as doenças renais».

    Durante o mês de março, a Sociedade Portuguesa de Nefrologia promoverá, por todo o país, aulas de sensibilização, dirigidas às crianças, e distribuirá material informativo para um maior esclarecimento da população.

    Em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas sofram de doença renal crónica. A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem qualquer possibilidade de recuperação.

    Todos os anos surgem mais de dois mil casos de doentes em falência renal. Em Portugal existem atualmente cerca de 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 já transplantados), e outros dois mil aguardam, em lista de espera, por um transplante renal.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].