Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 22-02-2013

    SECÇÃO: Cultura


    ESPETÁCULO ORGANIZADO PELA ASSOCIAÇÂO “COR É VIDA”

    Joaquim Pessoa e Carlos Mendes em Ermesinde

    Foto COR É VIDA
    Foto COR É VIDA
    A 16 de fevereiro decorreu no Fórum Cultural de Ermesinde um espetáculo promovido pela associação "Cor é Vida", com o cantor Carlos Mendes ao piano e o poeta Joaquim Pessoa recitando textos seus.

    Com a temática da alegria, do amor fraterno e da solidariedade, bem presente no título "Fazer alguém feliz é um espetáculo", a receita deste evento reverteu como ajuda à ação benemérita desta associação ermesindense a muitas crianças.

    Foi com o nome delas que se iniciou o concerto, com o hino da "Cor é Vida" proposto pelos seus membros ao público, que se juntou entusiasticamente. As brincadeiras, os afetos e o apoio prestados foram sendo descritos pela letra e pelas imagens mostradas numa das paredes do auditório.

    Após algumas palavras aos muitos voluntários, ao público e aos patrocinadores, fizeram-se sentidos agradecimentos aos artistas convidados e ao presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Luís Ramalho, ali presente, pelo seu «abraço à causa desde a primeira hora».

    Entre muita música, como por exemplo, Zeca Afonso, o "Sei lá, sei lá" do álbum “Vagabundo do Mar” e "Amélia dos Olhos Doces", ouviram-se muitas histórias divertidas, mas também farpas ao ambiente social e político que os nossos governantes de ontem e de hoje nos querem impor, críticas ao (Des)Acordo Ortográfico por parte de Joaquim Pessoa («hoje não vi cá espetar ninguém neste espectáculo») e algumas bicadas aos cantores e poetas que «não fazem mal a ninguém nem querem saber de política», que não querem ser parte ativa do devir histórico da nossa sociedade.

    Perante meia casa perfeitamente ligada a este ambiente de boa disposição e improvisação, estes dois grandes amigos demonstraram toda uma experiência de quem já esteve em palco muitas vezes e percorreu Portugal de lés a lés. Joaquim Pessoa sintetizou muito bem o mal estar que hoje se vive: «Antes cantava-se porque era necessário, agora porque é preciso!».

    Tivemos por parte de Joaquim Pessoa uma perfeita dicção e alguma sedução na leitura dos seus textos, explicando por vezes a história por detrás da sua escrita e publicação. Com Carlos Mendes, foi um deleite ver a agilidade com que tocava piano e um gosto ouvir o excelente acompanhamento que fez aos poemas, com acordes a modularem por tons encantatórios que, sem nos darmos conta, se relacionavam com os seus temas musicais, criando uma unidade para todo o espetáculo.

    Por fim, com o público presenteado por um tema extra, os artistas receberam dos membros da associação cada qual um quadro com pintura de um galo de Barcelos e um porta-chaves, cujo lema é: "Já fez alguém feliz hoje?".

    ASSOCIAÇÃO “COR É VIDA”

    A associação “Cor é Vida”, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento desde 19 de abril de 2012, apresenta um projeto «dirigido a crianças e jovens que se depararam com uma doença incapacitante e vulnerável, como as doenças oncológicas, estendendo-se a intervenção a todo o agregado familiar em contexto hospitalar e domiciliar.

    É composta por uma equipa multidisciplinar de técnicos voluntários que comprometidamente vem atuando de modo a proporcionar, tanto quanto possível, maior proximidade, melhor bem estar e qualidade de vida, junto de realidades sociais em situação de maior vulnerabilidade e/ou exclusão social. Tem colaborado em parceria e intensivamente com redes sociais, entidades públicas e privadas, instituições para o desenvolvimento, através da promoção de projetos humanitários de transformação da sociedade e ações no quadro de desenvolvimento humano, da saúde e da solidariedade social».

    Por: Filipe Cerqueira

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].