Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-02-2013

    SECÇÃO: Crónicas


    foto

    Sentimentos em tamanho XXL!

    Uma das formas que tenho para interiorizar uma filosofia muito própria de encarar a minha vida, vivendo-a na forma como passou a fazer sentido para mim, é procurar e encontrar pessoas que já se deram ao trabalho de pensar e há frases, mesmo curtas, que eu encontro e não me importava nada de ter sido eu a escrevê-las. De todas as formas, encaro-as como aprendizagem e adoto-as, interiorizando-as, pois são assinadas por gente social e intelectualmente evoluídas. O mesmo acontece com os ditados populares que também respeito, não só por serem de senso comum mas também porque foram “construídas” através de uma escola única: a da vida, transmitida através das gerações. Neste apontamento é esta, que vai merecer a minha reflexão e se atribui a Aquilino Polaino-Lorente: «Desfazendo a família, desfaz-se a sociedade inteira. A família é anterior e superior à sociedade, tal como a sociedade é anterior ao Estado. Sem pessoa não há família. Mas sem família a pessoa quebra, não amadurece ou estrutura-se mal. Sem família não há sociedade. Sem sociedade não há Estado. O próprio futuro e sobrevivência do Estado dependem da família».

    E penso que serão esses laços profundos que ligam as pessoas entre si, ao ponto de nunca serem abandonadas (mesmo quando se tornam dependentes), atraiçoados pelas contingências da vida, como é o caso de um antigo colega de trabalho que passeava com o neto que montava na sua pequena bicicleta e, num final de tarde, um carro colheu-o junto à berma da estrada, poupando o menino, que escapou ileso a este acidente. Este avô foi atirado para um estado tetraplégico e de total dependência da sua família. Morando no final da minha rua confesso que nunca tive a devida coragem para o visitar mas a vida cruzou-me com ele num convívio com familiares que fizeram questão em o ter lá. Ao olhar para ele vi uma “sombra” do homem que conhecia e tinha sido meu colega de trabalho durante 12 anos, sempre com uma boa disposição e alegria que contagiava toda a gente. Acusei também o “desabafo” da sua filha: as pessoas não terem a disponibilidade para lhe irem dizer olá.

    Recentemente, no “meu” autocarro (que apanho normalmente no mesmo horário, a exemplo do que fazem dezenas de pessoas), habituei-me a ver praticamente sempre no mesmo lugar uma avó que tem a responsabilidade de levar a neta, pela manhã para a sala de estudos e que, a uma dada altura, dizia a esta menina: «Sabes, esta senhora foi colega de trabalho do teu avô». Perguntei como se chamava a pessoa a que se referiam – o Geraldino –, que eu soube ter falecido há cerca de um ano e que, morando na mesma freguesia, eu nem sequer imaginava que estaria doente, acamado durante oito anos e cuidado pela sua família de uma forma extremosa, ao ponto de ainda hoje ver uma esposa com ar sofrido e triste, de quem não se importaria nada de ter continuado com o trabalho de cuidadora desde que ele tivesse podido ficar. Ao olhar para o rosto moreninho daquela jovenzinha, imagino a alegria que teria tido aquele nosso colega (irreverente, contestatário mas humano e companheiro, amigo e respeitador) ao vê-la crescer e partilhar dos seus sonhos.

    foto
    Nesta “viagem” que faço mentalmente por terras da Maia, lá venho eu para as terras de Ermesinde, onde encontro também um colega de há muitos anos que me sorri com a mesma doçura e respeito. Cumprimenta-me assiduamente porque é vizinho aqui do nosso gabinete de trabalho e explicou-me que se reformou há alguns anos e agora cuida da esposa que depende dele porque é muito doente e ele é incansável, segundo sei, em retribuir os anos em que ela também esteve ao lado dele quando, a trabalhar em regime de turnos, se desgastava mas nunca ao ponto de ter ficado impossibilitado de poder estar lá, ao lado da sua companheira de sempre, apoiando-a de forma incondicional.

    Em tempos de agora, nas minhas viagens e durante um percurso relativamente curto, lá vou eu a falar com a Carolina, que me disse estar com dificuldades na Matemática e no Inglês mas também chegamos à conclusão que há-de ser uma questão de tempo até ela perceber que tudo funciona como uma “engrenagem”, e quando ela “apanhar o fio” vai conseguir de certeza porque, tal como lhe explicava um destes dias, ela tem que “Insistir, Persistir e nunca Desistir”. O Senhor Moura lá se vai cruzando comigo, não escondendo o sorriso por trás das suas barbas brancas e todos os dias neste meu percurso passo pela casa do Andrade (que me disse ser também “andrade” até morrer). Já não acompanha o compasso na Páscoa mas o neto, que cresceu, já lhe sucedeu nesta visita, pelas casas de gentes de Vermoim. Ainda foi grande a lição que a sua filha me deu quando disse que o pior que lhe podiam dizer era: «Mais valia Deus tê-lo levado!», e a sua revolta vai no sentido da resposta que dá: «Falam bem, porque não é o pai delas!», aquele que ela quer reter junto a eles, na casa que ele tinha idealizado e construído para abrigar a sua família que está lá, incondicionalmente ao seu lado!

    Um destes sábados, depois de visitar o Sr. Albino (o pai da Rosinha da farmácia), e ver a forma cuidada como ele está a ser amado pela sua família (mesmo quando a D.ª Maria José se zanga quando os filhos e os genros se “piram com ele”, mesmo debilitado, levando-o a visitar os amigos), eu senti mesmo necessidade de registar por escrito esta forma que encontrei para homenagear e curvar a cabeça perante estas pessoas que escolhi para representar tantas outras que felizmente existem espalhadas pelas terras do nosso país e por esse mundo fora, e que são do tamanho da sua generosidade e do seu amor – o tal XXL ou até mais: o “extra large”, aquele tamanho que abarca tudo o que lá caberá como entrega única, em dias de S. Valentim que para elas, sim, são todos os dias, contabilizados em… um dia de cada vez!

    Por: Glória Leitão

     

    Outras Notícias

    · Quarta-feira de Cinzas
    · Cultura/Culturas

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].