Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 24-01-2013

    SECÇÃO: Arte Nona


    2ª Mostra de Ilustração do Fórum da Maia

    foto
    Inaugura no dia 2 de fevereiro, sábado, pelas 22h00, a Mostra de Ilustração UIVO 2, no Fórum da Maia / Centr’Arte.

    O UIVO regressa um ano após uma primeira edição de sucesso na qual os visitantes puderam conhecer ou reencontrar trabalhos de artistas de grande qualidade e diversidade no campo da ilustração.

    Este ano a mostra conta com trabalhos de André Caetano, Coão Jarlos, Daniel Moreira, Drumond, Horácio Frutuoso, José Saraiva, Mariana, a Miserável, Marta Monteiro, Mesk, Miguel Ministro, Heymikel, Nicolau, Oscar Afonso, Pedro Fernandes, Pedro Podre, Ricardo Bessa, Rui Sousa, Tina Siuda e Zé Cardoso em exposição.

    A inauguração contará ainda com performance da Corpos de Aluguer Trupe e concerto do duo Jazz Ricardo Pinto e Fábio Almeida.

    Segundo Mário Nuno Neves, vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia, «A “ilustração”, mantendo intactos os seus objetivos – comunicar com precisão uma mensagem, um conceito, uma ideia, um desejo, através do recurso à expressão artística como meio -, conseguiu sempre não só adaptar-se ao fluir das correntes artísticas, aos novos meios, materiais e tecnologias, como também teve sempre engenho e arte de, antes de todas as demais expressões, equacionar e pré-formatar o “salto seguinte”.

    São estas capacidades que fazem da “ilustração” uma permanência de ancestralidade, contemporaneidade e futurismo.

    O UIVO 2, 2ª Mostra da Ilustração do Fórum da Maia / Centr’Arte, reúne um conjunto de trabalhos da nova “ilustração portuguesa”, composta por talentos indiscutíveis, alguns deles maiatos, que garantem que esta milenar expressão artística continuará a ter em Portugal criadores de elevada qualidade.

    Percorrendo o UIVO 2 somos confrontados e estimulados pela rara pluralidade que caracteriza a “ilustração” enquanto manifestação singular do ponto de vista formal e expressivo. Uma pluralidade que resulta da liberdade intrínseca e fundamental de cada artista. Uma singularidade que caracteriza com rigorosa disciplina uma forma de arte que é específica e única».

    Horário de visita:

    Terça a quinta das 9h15 às 18h30

    Sexta das 09h15 às 23h00

    Sábado das 09h30 às 16h30

    Exposição patente até 2 de março de 2013. Entrada gratuita.

     

    Outras Notícias

    · Blogues de BD em concurso

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].