Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-12-2012

    SECÇÃO: Destaque


    Ermesinde e concelho de Valongo – o mais importante ao longo do ano de 2012

    Não sendo um ano marcado por alterações dramáticas na vida da freguesia e do concelho, a mais notória sendo porventura a renúncia de Fernando Melo ao cargo de presidente da Câmara Municipal que ocupava há já 16 anos, há contudo um conjunto de notícias que merecem destaque e que selecionámos, para melhor memória coletiva deste ano de 2012.

    JANEIRO

    08 - O jornal “A Voz de Ermesinde” passa a ter uma edição online quatro vezes por mês, tornando menos notada a sua ausência, já que restrições orçamentais obrigam a que a periodicidade da sua edição em papel passe de bimensal a mensal.

    16 - Tomada de posse dos corpos sociais dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde. Artur Carneiro mantém-se à fente da instituição.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER

    19 - Partido Socialista reaproxima-se da posição do PSD e parece agora mais disponível para viabilizar investimento da Jerónimo Martins em Alfena, um processo cujo início ficou marcado por contornos muito duvidosos.

    26 - Inquéritos disciplinares a quadros da Câmara Municipal de Valongo tornam-se matéria principal da sessão camarária.

    27 - Eleitos os corpos sociais da Asociação Académica de Ermesinde, com a recondução do seu presidente, Alberto Mateus.

    FEVEREIRO

    16 - Câmara Municipal de Valongo aprova uma alteração pontual ao PDM que irá permitir a viabilização futura do empreendimento controverso da Jerónimo Martins previsto para Alfena. Coragem de Mudar mantém a sua posição anterior e vota contra.

    21 - Regresso em grande, com o apoio da autarquia de Ermesinde, da tradição carnavalesca do Enterro do João. Centenas de pessoas assistem à folia na zona da Travagem.

    23 - Carlos Tê, poeta, letrista, escritor e melómano é a figura do dia no Café com Letras realizado no Fórum Cultural de Ermesinde.

    25 - Almoço de angariação de fundos a favor do Centro Social de Ermesinde.

    28 - Assembleia Municipal de Valongo defende a integridade territorial do concelho de Valongo, em resposta à reforma de administração local projetada.

    São abordadas várias questões referentes a eventuais e graves erros cartográficos que prejudicariam os direitos históricos da freguesia de Alfena a favor de outras freguesias.

    Asembleia Municipal de Valongo recomenda ainda cuidados especiais à autarquia na defesa e preservação de recente achado fossilífero nos Montes Costa, em Ermesinde.

    MARÇO

    12 - Deputados da Assembleia da República eleitos pelo PCP - Honório Novo e Jorge Machado – visitam o concelho numa iniciativa voltada para o combate à pobreza.

    No Centro Social de Ermesinde encontram-se com o presidente da Direção Henrique Queirós Rodrigues.

    22 - Escola Secundária de Ermesinde abre, por dois dias (22 e 23), as suas portas à sociedade ermesindense num evento anual, os “Dias da ESE” com muitas atividades culturais, sociais e desportivas, envolvendo alunos e a comunidade local.

    22 - Marco António Costa, secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social visita o concelho de Valongo, presidindo à inauguração da 2ª edição da feira Quem é Quem”. No final da visita ao concelho o governante entregou diplomas de formação profissional no Centro Social de Ermesinde.

    27 - Encerramento da Mostra de Teatro Amador 2012, certame que contou, entre outros grupo do concelho, com a participação da companhia Casca de Nós, da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, e da companhia Sabor a Teatro, da Associação Cultural Ágorarte, duas das mais ativas associações culturais ermesindenses.

    ABRIL

    15 - Comemoração do 13º aniversário da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, com um alargado leque de iniciativas.

    20 - Tomada de posse dos órgãos sociais da FAPEVAL (Federação das Associações de Pais do Concelho de Valongo). José Manuel Pereira é o presidente da Direção.

    23 - Assembleia de Freguesia de Ermesinde aprova Contas de Gerência de 2011 e 1ª Revisão ao Orçamento e Plano Plurianual.

    25 - Junta de Freguesia de Ermesinde leva a cabo as suas habituais comemorações do 25 de Abril, com várias iniciativas culturais iniciadas no dia 21 no Fórum Cultural de Ermesinde e culminando na sessão solene realizada no auditório da Junta de Freguesia, no próprio dia 25 de abril.

    27 - Assembleia Municipal volta a abordar a questão da integridade do concelho a propósito de uma moção da Assembleia de Freguesia de Campo.

    29 - Câmara Municipal de Valongo aprova, com a abstenção do PS e da Coragem de Mudar, as Contas Consolidadas do ano de 2011.

    29 - Centro Social de Ermesinde aprova em Assembleia Geral o Relatório e Contas do exercício de 2011.

    MAIO

    10 - Aniversário da Escola EB 2,3 D. António Ferreira Gomes, com várias atividades comemorativas, entre as quais eventos de música, dança e xadrez.

    17 - Sessão da Câmara Municipal de Valongo informa sobre um projeto de reconhecimento das Bugiadas como Património Imaterial, no âmbito mais alargado que for possível. Para já foi aprovado o seu reconhecimento como Património Imaterail de Interesse Municipal.

    24 - Rede INOVAR ança reflexão sobre educação e formação de adultos em seminário (“Heranças e Pontes para a Aprendizagem ao Longo da Vida”), realizado no Fórum Cultural de Ermesinde.

    25 - Teatro-conferência sobre transexualidade no Centro Cultural de Campo, por iniciativa da Agência para a Vida Local da Câmara Municipal de Valongo, com a participação do ENTRETanto Teatro e com a presença de um representante da ILGA (Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero).

    No final houve lugar a uma homenagem não agendada dos alunos do ENTREtanto Teatro a Júnior Sampaio, que interveio nesta iniciativa com a sua peça “A Bailarina Vai às Compras”.

    foto

    31 - Fernando Melo renuncia oficialmente ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Valongo.

    João Paulo Baltazar é o novo presidente da edilidade.

    A saída de Fernando Melo e consequente “promoção” de João Paulo Baltazar irão também ser acompanhadas pela renúncia de Arnaldo Saores ao mandato de vereador da Câmara.

    JUNHO

    16 - Eleita a Comissão Política do Núcleo do PSD de Alfena, encabeçada por Daniel Feliz.

    26 - Tomada de posse da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Valongo, para cuja Direção foi reeleito José Manuel Ribeiro, cuja lista derrotou de forma clara a lista adversa, de Afonso Lobão.

    À cerimónia esteve presente o líder da Comisssão Política Distrital José Luís Carneiro.

    27 - Assembleia Municipal de Valongo (AMV) ratifica decisão camarária de reconhecimento das Bugiadas como Património Imaterial de Interesse Municipal.

    A AMV elegeu ainda um presidente de Junta de Freguesia para representar este patamar autárquico do município no próximo e iminente Congresso da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP).

    JULHO

    6 - Abertura da XIX Feira do Livro do Concelho de Valongo, que encerrou a 15 de Julho.

    A Feira contou com vários debates, espetáculos e exposições associadas, contando com a presença do jornal “A Voz de Ermesinde” que animou três iniciativas, uma dirigida à infância e juventude – a apresentação do livro “O Caracol”, de Renato Roque, com a presença do autor – e duas outras, realizadas à noite – os debates e apresentações dos livros “Ermesinde e a I República”, de Manuel Augusto Dias e “Grandeza de Marx - por uma política do impossível”, de Sousa Dias.

    7 - VI Conferência de Ermesinde, de iniciativa da Associação Cultural Ágorarte, e este ano dedicada a José Régio, realizada no parque Urbano de Ermesinde, associada à Feira do livro.

    13 - Dia da Cidade de Ermesinde, com um espetáculo musical espetáculo no Fórum Cultural de Ermesinde.

    19 - Sessão da Câmara Municipal de Valongo com Afonso Lobão já a participar na qualidade de independente.

    20 - Manifestação em Valongo contra a ameaça de encerramento do serviço de Urgências em frente ao Hospital de Valongo.

    26 - Câmara Municipal de Valongo anuncia em Couce uma iniciativa de vigilância da floresta mobilizando jovens voluntários do Centro Hípico de Valongo e do Clube BTT de Valongo, coordenados com a Proteção Civil concelhia.

    AGOSTO

    29 - Publicação pela Câmara Municipal de Valongo de um novo Regulamento de Realização de Eventos.

    SETEMBRO

    7 - Início do Acampamento do Terra Viva, que decorreu em Couce, de 7 a 9 de setembro e, em cujos trabalhos se aprovou uma condenação da construção da mini-hídrica no Alto do Castelo.

    14 - Movimento associativo de Campo convoca reunião pública contra eventual extinção da freguesia.

    15 - I Jornadas dos Caminhos de Santiago, no Fórum Cultural de Ermesinde, organizadas conjuntamente pelo Terra Verde – Grupo de Pedestrianismo de Ermesinde e pela Associação Cultural Ágorarte.

    17 - Reunião do Executivo Municipal com a Comissão Técnica de Revisão do PDM, que atualiza o ponto da situação deste.

    25 - Ministro da Educação Nuno Crato inaugura Centro Escolar do Mirante de Sonhos em Ermesinde e reúne, em sessão de trabalho, com agrupamentos escolares do concelho.

    27 - Vereadores do PS Luísa Oliveira e José Miranda recusam participar na votação sobre as Grandes opções do Plano e Mapa de Pessoal para 2012, seguindo à risca as instruções do líder da Concelhia socialista José Manuel Ribeiro. O agora independente Afonso Lobão e a Coragem de Mudar abstêm-se.

    A mesma sessão camarária aprova por sete votos a favor (e duas ausências) o Plano de Ajustamento Financeiro.

    28 - Assembleia de Freguesia de Ermesinde sofre alterações na sua constituição (as primeiras este ano), com a renúncia da socialista Diva Ribeiro na Junta e a sua substituição por António Mota, e a suspensão do mandato de Armindo Ramalho (PSD), substituído por Manuel Coelho.

    29 - Abertura do MagicValongo – Festival Luso-Espanhol de Ilusionismo, que durante dois dias animou o Fórum Cultural de Ermesinde, trazendo ao concelho vários nomes da magia ibérica.

    OUTUBRO

    foto

    3 - Assembleia Municipal de Valongo aprova protesto contra encerramento das piscinas de Sobrado e Campo pela Câmara Municipal.

    17 - Governadora rotária Teresinha Fraga visita Rotary Club de Ermesinde, que é também, de momento, presidido por uma mulher, Maria Augusta Moura

    18 - Funeral em Ermesinde da Irmã Consolação (1925-2012), falecida no dia anterior em Fontiscos (Santo Tirso), e que deixa muitas saudades na comunidade pela sua «expressão da generosidade franciscana».

    18 - Quarto vereador a tempo inteiro (Sérgio Sousa, substituto de Arnaldo Soares), é contestado na Câmara pelos vereadores da Coragem de Mudar.

    20 - Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, classificou em Valongo Orçamento de Estado para 2013 como um «roubo aos trabalhadores».

    NOVEMBRO

    9 - S. Martinho Gastronómico do Centro Social de Ermesinde, que se prolongou pelo dia 10, certame gastronómico visando a animação do largo da feira velha de Ermesinde e, sobretudo a iniciativa solidária a favor da instituição.

    15 - Centro Social de Ermesinde aprova Plano e Orçamento para 2013.

    18 - Vasco Graça Moura é a figura da iniciativa “Os Escritores visitam a Biblioteca, na Biblioteca Municipal de Valongo.

    23 - Início da 15ª edição do MIT – Mostra Internacional de Teatro do Concelho de Valongo, do ENTRETanto Teatro com apoio da Câmara Municipal de Valongo. Decorreu durante três dias, no Centro Cultural de Campo.

    DEZEMBRO

    4 - Assembleia Municipal de Valongo pronuncia-se unanimemente contra a lei-quadro da reforma administrativa territorial e contra qualquer agregação de freguesias, sejam as propostas Campo e Sobrado, sejam quaisquer outras.

    A AMV dá também início a um processo tendente a reparar os erros de delimitação territorial cartográfica que prejudicam, entre outras, sobretudo a freguesia de Alfena.

    6 - Câmara Municipal de Valongo aprova a 3ª alteração do Orçamento e Grandes Opções do Plano e decide a anulação do pedido de empréstimo à CGD.

    Por: AVE

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].