Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 23-11-2012

    SECÇÃO: Saúde


    NA UNIVERSIDADE SÉNIOR EUGÉNIO DE ANDRADE

    Sessão sobre psoríase para seniores do Porto

    foto
    A PSOPortugal – Associação Portuguesa de Psoríase realiza, no dia 28 de novembro, às 14h30, uma sessão de esclarecimento gratuita sobre a psoríase na Universidade Sénior Eugénio de Andrade, no Porto.

    A iniciativa, dirigida aos alunos e aberta a toda a comunidade, será dirigida por Paulo Varela, dermatologista do Hospital de Santo António e colaborador com a PSOPortugal e terá lugar nas instalações da Universidade Sénior, na Rua Alves Redol, 292.

    «Esta iniciativa pretende sensibilizar a população sénior para o facto de a psoríase não ser uma doença contagiosa e alertar para a discriminação social de que são ainda alvo estes doentes», refere Vítor Baião, presidente da Direção da PSOPortugal. O responsável acrescenta também que é «importante informar os portugueses sobre a doença e explicar quais as comorbilidades associadas».

    A psoríase é uma doença autoimune que se manifesta no nosso maior órgão – a pele, não sendo contagiosa é crónica e pode surgir em qualquer idade. O seu aspeto, extensão, evolução e gravidade são variáveis, caracterizando-se pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afetam sobretudo os cotovelos, joelhos, região lombar, couro cabeludo e unhas. Cerca de 10 por cento dos doentes acabam por desenvolver artrite psoriática. Em Portugal esta doença afeta mais de 250 mil pessoas e cerca de 125 milhões em todo o mundo.

    A PSOPortugal, entidade com sete anos de existência, constituída em 2005, tem vindo a defender, apoiar e dar voz aos doentes de psoríase. E também a alertar e sensibilizar a sociedade para a discriminação social e profissional de que são alvo os cerca de 250 mil portugueses que sofrem de psoríase.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].