Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 23-11-2012

    SECÇÃO: Saúde


    Hospitais públicos portugueses partilham práticas

    foto
    O Centro Hospitalar do Alto Ave, em Guimarães promove uma reunião clínica para todos os serviços de Gastrenterologia dos Hospitais Distritais do país, na XXVII Reunião Anual do Núcleo de Gastrenterologia dos Hospitais Distritais, nos dias 24 e 25 de novembro, que decorre no Centro Cultural de Vila Flor.

    Consensualizar o tratamento dos doentes gastrenterológicos em todo o território nacional bem como coordenar as práticas clínicas e organização dos serviços nos hospitais portugueses, além de partilhar saberes sobre inovações e terapêuticas são os principais objetivos deste encontro.

    José Cotter, presidente do congresso refere que «esta reunião que se realiza anualmente é um exemplo de boas práticas e de correção das diferenças no tratamento dos doentes desta especialidade nos hospitais públicos, em Portugal. A medicina e a ciência estão em constante evolução e nesta profissão nunca podemos parar de aprender. Mas mais do que isso, temos a responsabilidade de conseguir dar mais e melhor aos nossos doentes, quer estejam em Faro ou em Guimarães, nos Açores ou na Madeira».

    A discussão dos temas mais relevantes e atuais para os gastrenterologistas está planeada em mesas redondas em que cada tema é tratado de forma dicotómica: um médico discute razões a favor e outro contra a aplicação de determinada terapêutica ou prática, a propósito de doenças do tubo digestivo, do fígado e do intestino. Assuntos altamente controversos como a eventual discriminação no tratamento de doentes fumadores e/ou alcoólicos, estarão também em debate.

    No segundo dia à tarde, 25 de novembro, a reunião recebe a Associação para a Doença Inflamatória do Intestino com uma sessão de esclarecimento aberta a doentes de Doença de Crohn e Colite Ulcerosa e suas famílias. É de entrada livre e serão abordados temas de interesse prático para o doente, como a alimentação, os exames médicos, os medicamentos que podem prejudicar a saúde, entre outros, com espaço para debate e dúvidas junto dos especialistas.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].