Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 16-11-2012

    SECÇÃO: Arte Nona


    Prémios Profissionais de Banda Desenhada 2013

    foto
    Acabam de ser apresentados os Prémios Profissionais de Banda Desenhada 2013, uma iniciativa que surge pela ação de vários editores e críticos - André Oliveira (Zona), Inês Fonseca Santos (Câmara Clara), Maria José Pereira (Asa), Mário Freitas (Kingpin Books) e Nuno Amado (Leituras de BD).

    A iniciativa prosseguirá com o convite a fazer a um Grande Júri, que será consatituído por 25 personalidades ligadas à Banda Desenhada, entre autores, jornalistas, divulgadores e investigadores. Será tarefa deste Grande Júri a nomeação das obras a concurso em cada categoria e a posterior escolha dos vencedores por votação em cada uma dessas categorias, sempre referentes a livros de autores portugueses de BD, publicados em Portugal durante o ano civil imediatamente anterior.

    O período de avaliação das obras decorrer até às nomeações, em março de 2013, podendo cada jurado nomear qualquer livro que se integre no regulamento dos Prémios, sem necessidade de qualquer exigência prévia às editoras de sugerirem ou submeterem obras a concurso. Estas, porém, serão convidadas a fornecer versões em PDF dos álbuns que desejem, para acesso privilegiado de cada jurado no site oficial dos Prémios.

    O anúncio das obras nomeadas será feito em local público a divulgar, e a votação do Grande Júri decorrerá em seguida, com anúncio dos vencedores em cerimónia protocolar no Festival AniComics Lisboa 2013, a 11 de maio, onde estará exposta uma seleção representativa das obras nomeadas, a repartir igualmente por livrarias e outros espaços que venham a aderir à iniciativa. Está já igualmente garantida a colaboração com a Bedeteca de Beja – assegurando-se a exposição ao público das obras vencedoras no Festival Internacional de BD de Beja, no final de maio – e com o CNBDI, e consequentemente no Amadora BD.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].