Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 16-11-2012

    SECÇÃO: Local


    Rotary Clube de Ermesinde homenageou professor Fernando Almiro Marques Queirós

    Fotos RCE
    Fotos RCE
    Em cerimónia realizada no passado dia 22 de outubro, o Rotary Clube de Ermesinde (RCE) levou a cabo a sua homenagem a um profissional, cabendo a escolha desta vez, ao professor Fernando Almiro Marques Queirós, personalidade ligada pelo seu trajeto de vida à cidade de Ermesinde.

    Augusta Moura, presidente do RCE, começou por lembrar o lema “Dar de Si Antes de Pensar em Si”, que Rotary vem perseguindo desde 1905, data em que Paul Harris fundou em Chicago o Movimento Rotário, movimento este, que hoje é constituído por sensivelmente um milhão e duzentos mil profissionais integrados em trinta e dois mil e quatrocentos clubes espalhados por cento e sessenta e oito países do mundo.

    ALOCUÇÃO

    DE AUGUSTA MOURA

    «Rotary, é fundamentalmente, uma organização de líderes de negócios e profissionais, que tem dentro dos seus princípios basilares oferecer os seus conhecimentos às comunidades, na perspetiva

    de proporcionar aos seus jovens oportunidades que lhes possibilitem melhorar a qualidade das suas vidas, pautadas sempre por elevados padrões de ética, quer moral, quer profissional.

    Foi exatamente nesta perspetiva, e norteado por estes princípios, que o Rotary Club de Ermesinde, decidiu este ano homenagear o Professor Fernando Almiro Marques de Queirós, o qual eu tenho o grato prazer e o privilégio de conhecer desde a minha juventude.

    Por isso mesmo, foi com particular satisfação, que eu acolhi esta decisão, que não é nada mais, nada menos do que o reconhecimento de uma carreira de um profissional que durante mais de quatro décadas entregou toda a sua sabedoria e conhecimento a esta comunidade ermesindense, na qual estamos inseridos.

    Aproveito ainda este momento, para agradecer ao Professor Fernando Almiro Marques de Queirós, em nome do Rotary Club de Ermesinde, o facto de ter aceite ser homenageado nesta cidade que não sendo a sua, pois este é penafidelense, acredito e estou convicta de que Ermesinde tem um lugar muito especial no seu coração.

    É verdade, e costuma-se dizer que por trás de um grande homem está sempre uma grande mulher, mas neste caso não é só uma grande mulher, mas também uma grande família, por isso mesmo quero tornar extensiva esta homenagem à esposa do Ilustre Homenageado, Sra. D. Júlia Queirós e aos seus descendentes».

    CURRICULUM

    DO HOMENAGEADO

    foto
    O rotário José Neves apresentou curriculum do profissional homenageado:

    «O profissional que hoje homenageamos, o Professor Fernando Almiro Marques de Queirós, nasceu em Abragão, Penafiel em 19 de junho de 1932 e passou a residir em Ermesinde desde 1940. Casou com a Professora Júlia Queirós e o casal tem cinco filhos e três netos.

    Concluiu o Curso do Magistério Primário em 1952, tendo exercido funções como professor do Ensino Primário durante 10 anos.

    Em 1963 e 1964 efetuou estágio para professor adjunto do Ensino Técnico nas Escolas Técnicas Elementares Gomes Teixeira e Ramalho Ortigão, tendo efetuado o Exame de Estado para Professor Adjunto do 11º Grupo. Lecionou depois nas Escolas Industrial e Comercial de Águeda, Industrial e Comercial de Guimarães, Escola Industrial de Ovar e a partir de 1968, na Escola Preparatória de Ermesinde como professor do quadro de nomeação definitiva do 4º grupo, até agosto de 1992, altura da sua aposentação do Ensino Público com 40 anos de serviço.

    Durante este período exerceu vários cargos como:

    - Subdiretor da escola, de 1970 a 1974:

    - Vogal do Conselho Diretivo, de 1974 a 1975;

    - Presidente da Comissão Provisória, de setembro a novembro de 1983;

    - Diretor de Laboratórios;

    - Delegado de Disciplina;

    - Diretor de Turma.

    Durante mais dez anos exerceu funções como Professor e Diretor Pedagógico do Externato de Santa Joana em Ermesinde.

    Este é o percurso profissional, mas que pouco diz da personalidade que marcou muitos jovens desta terra.

    Para tentar ilustrar este lado humano recordo, por exemplo:

    - O que refere o jornal “A Voz de Ermesinde”, de 30.10.92:

    “…No dia 12 de Junho de 1992, na Escola Preparatória de Ermesinde, o Prof. Fernando Queirós deu a sua última lição, como professor do ensino oficial, estando presente, na mesma aula o Corpo Docente que leccionava, na parte de manhã, nessa Escola, e que, assim, quis acompanhar este exemplar professor na sua, última hora lectiva e prestar-lhe homenagem amiga”.

    - O Louvor que o Secretário de Estado dos Ensinos Básico e Secundário Joaquim Moreira de Azevedo fez publicar em 17 de fevereiro de 1993:

    “O professor Fenando Almiro Marques de Queirós, cessou o desempenho das suas funções docentes por ter passado à situação de aposentado.

    Ao longo da sua carreira de 40 anos, não só assumiu a função docente com dignidade e dedicação, como desempenhou com elevado sentido do dever, cargos de gestão.

    É de relevar a sua exemplar assiduidade durante os 24 anos que exerceu na Escola Preparatória de

    Ermesinde, onde granjeou o respeito e admiração dos colegas, alunos e de todos que com ele tiveram o privilégio de privar.

    Sob proposta da Direcção Regional de Educação do Norte, louvo o professor Fenando Almiro Marques de Queirós, pela sua dedicação à causa da educação”.

    - Extrato de um artigo do jornal “A Voz de Ermesinde”, de 30 de Setembro de 1992:

    “…Desde a fundação do Ciclo Preparatório em Ermesinde, que ajudou a criar, até ao dia de ontem, manteve-se ao serviço, serviço permanente, tendo quase direito a um subsídio de permanência, uma vez que a soma de todas as faltas dadas, durante quarenta anos, podem ser contadas pelos dedos de uma só mão.…”.

    O Rotary Club de Ermesinde, um clube de profissionais e que todos os anos distingue um profissional da sua área territorial tem a honra e o prazer de homenagear este ano o Professor Fernando Almiro Marques Queirós.

    Muito obrigado Professor pelo seu excelente testemunho de vida».

    O rotário Carlos Faria associou-se à cerimónia do profissional homenageado:

    «Se é certo que o estilo é o homem, é o estilo que marca a personalidade inconfundível do homem que é o professor Queirós. Figura larga e subida, não conseguiu furtar-se aos pesados efeitos da gravidade. Cabeça fria (não fosse a neve que a arrefece), alinha-se pelo vinco dos fatos, não sendo

    terreno fácil a semeadura de qualquer ideologia perdida. De trato sério, mas permeável ao gracejo do vizinho, fere o rigor da gravata quando semeia gargalhadas à procura de afinação. Pontífice da manhã, teimava em acordar o sossego da sala dos professores, a horas ou desoras de sono. Persistente, feriu de inconstitucionalidade tudo o que foi cedência de furos para bem da

    humanidade. Era mesmo resistente, de fabrico antiquado, negando ao vírus a gripe o direito que lhe assiste. Ensarilhado? uma só vez. Se errar é humano, as greves também o são. Penitente condenado, rende-se conformadamente aos aromas narcotizantes, da cafeína. Escravo da aula,

    foto
    dela não arredou pé para mimar o currículo de ações ou desações. Já por direito era seu um nédio escalão que, ironia do destino, há-de comprar-se a tostão. Prejudicados, esses sim, os

    alunos para quem o riscar da pedra, o ferir troante dos ares e o rasgar dos gestos ameaçadores, tudo para bem fazer, deram lugar à imagem que, só por imperdoável pecado, neles se apagará, tanto por eles fez. Gerações sobre gerações, lança-as à vida e amaduradas por experiência tão eloquente como um autêntico e devotado pedagogo é capaz de atingir.

    À Escola, a todos nós, também ele não pode esquecer e perdoando-nos a irreverencia dos ditos ou o apressado das atitudes. Aqui, junto de nós, cabe-lhe, de direito, o lugar que encheu com 24 anos e que nunca mais ficará vazio.

    A nossa terra conhece-o, estima-o porque, modelo de pai, exemplo de professor, saberá merecê-lo com o respeito e a gratidão que lhe são peculiares.

    Presente na presença e na ausência, não se esqueça, professor Queirós, de que ainda ficamos cá.

    Seguiu-se a entrega ao Professor Fernando Queirós duma placa comemorativa do evento e foi oferecida pela Vice Presidente Fernanda Pereira um ramo de flores à esposa do homenageado».

    Augusta Moura fechou a cerimónia agradecendo a presença de todos.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].