Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 09-11-2012

    SECÇÃO: Saúde


    POR ANO OCORREM CERCA DE 15 MIL MORTES POR ARRITMIA EM PORTUGAL

    População sénior do Porto preocupada com arritmias

    foto
    Ontem, dia 8 de novembro, a Universidade Sénior Florbela Espanca, no Porto, acolheu uma sessão de esclarecimento sobre arritmias cardíacas, promovida pela Associação Bate Bate Coração. A entrada foi gratuita e foi aberta a toda a população do Porto.

    Esta iniciativa inseriu-se nas comemorações do mês de sensibilização para a morte súbita e teve como orador o médico Hipólito Reis, cardiologista do Hospital de Santo António.

    De acordo com o cardiologista Carlos Morais, presidente da Associação Bate, Bate Coração, pretendeu-se «contribuir para um maior esclarecimento da população mais sénior sobre as arritmias cardíacas, não só para ajudar a identificar os sinais de alerta para a doença mas também ensinar a medir a pulsação, uma técnica simples e rápida, que ajuda a identificar os problemas do ritmo cardíaco».

    Os principais sintomas podem passar por palpitações, batimento cardíaco muito irregular, muito rápido ou muito lento, fadiga, vertigens, tonturas, transpiração irregular, cansaço, falta de ar e dor de peito. Outras manifestações mais graves são a síncope (perda súbita dos sentidos) ou até a morte súbita.

    Dependendo do tipo de arritmia, da frequência, sintomatologia e patologia cardíaca subjacente, existem tratamentos que podem passar por fármacos antiarrítmicos, “ablação” por cateter ou a implantação de dispositivos eletrónicos como os pacemakers ou os cardioversores desfibrilhadores.

    Uma arritmia é uma perturbação do ritmo dos batimentos cardíacos e pode ter consequências fatais, quando não tratada. Como muitas vezes as arritmias não provocam sintomas, grande parte da população desconhece os seus riscos. A falta de informação é um dos principais fatores que pode levar à morte inesperada, repentina e não acidental, conhecida como morte súbita.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].