Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2012

    SECÇÃO: Arte Nona


    Entretanto...

    foto
    Comemorações dos vinte anos do fanzine “Mesinha de Cabeceira”

    Originais de BD, desenho e ainda de fanzines, serigrafias e pintura relativos aos 20 anos de existência do fanzine “Mesinha de Cabeceira”, criado por Marcos Farrajota e Pedro Brito, em 1992, estão expostos desde 25 outubro e até 16 dezembro no Museu da Água – Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, Lisboa – no âmbito da Trienal Desenha 2012. O fanzine, que se assumiu como um projeto mutante, assumiu várias formas durante a sua existência, como antologia, fanzine monográfico e "perzine" para além de ter passado pela impressão profissional, pela fotocópia e pela serigrafia.

    Esta exposição é uma seleção de peças curiosas, sobretudo de originais de BD dos 20 anos de atividade editorial do fanzine “Mesinha de Cabeceira”, desde o seu número zero até ao mais recente número 23. Optou-se para mostrar algumas curiosas peças que mostram de forma simples as pranchas de BD (originais) pouco antes de serem impressas, fosse nos tempos gloriosos da fotocopiadora até à impressão offset – passando ainda pela serigrafia.

    Muitos destes originais tiveram pouca visibilidade, ou por causa das tiragens reduzidas das edições (sobretudo dos primeiros 12 números) ou ainda porque nunca estiveram expostas noutros espaços - exceção serão os trabalhos de André Lemos, Filipe Abranches, João Maio Pinto, Jucifer, Marcos Farrajota e Pepedelrey que ainda o ano passado foram vistas por milhares de pessoas durante a exposição Tinta nos Nervos, no Museu Berardo.

    Da Noruega vieram as páginas da BD de Monia Nilsen. Da viagem a Moçambique, Crizzze conta a sua experiência com as cores fortes de África . Dos EUA veio uma pintura de Mike Diana que mostra os ácidos a todas as cores da capa do MdC #15 / Sourball Prodigy (MMMNNNRRRG; 2002). Da Alemanha Dice Industries envia as suas BD-colagens que integram o recente número 23 a sair durante esta comemoração do MdC.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].