Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2012

    SECÇÃO: Tecnologias


    A informática no reino de Liliput – a moda dos minicomputadores (4)

    Aproveitando uma conjugação de fatores muito interessante – a miniaturização eletrónica das boards, o surgimento de processadores de muito baixo consumo de energia, a disponibilidade de pequenos discos muito rápidos SSD, os acessíveis recursos da net e a disponibilidade de sistemas operativos livres e gratuitos –, uma geração de novos minicomputadores tem vindo a fazer o seu aparecimento com uma cada vez maior frequência.

    Este é o quarto de alguns artigos que apontam exemplos desta nova tendência na informática pessoal.

    foto
    VIA Artigo 1200

    No último número de “A Voz de Ermesinde”, entre os microcomputadores que apresentámos, achava-se o VIA APC8750. Pois, deste mesmo fabricante, falmos hoje do VIA Artigo 1200, com processador VIA Eden X2 dual core de 1 GHz, chip multim´dia VX900, 4GB de RAM DDR3, uma porta HDMI, uma VGA, duas Ethernet, e quatro USB 2.0, entre outras ligações.

    O VIA Artigo 1200 vem com o softeare operativo Freedos, mas é possível instalar uma distribuição Linux.

    O preço é de cerca de 245 euros, o que não sendo um preço muito barato, tem sobretudo vantagens nas dimensões (24,3 cm x 12,4 cm x 3,0 cm), no sil^^encio e no consumo reduzido.

    O Via ARM

    DS System

    Uma outra proposta da Via Technologies é o ARM DS System, ainda mais pequeno (18 cm x 12 cm x 2,5 cm), que vem com um processador ARM Cortex A9 SoC, 2 GB DDR3 SDRAM e memória flash 64 GB. Traz também quatro portas USB 2.0, um slot SD e uma porta DVI-D (opcional HDMI).

    Mas o sistema operativo, neste caso, já é Android.

    O Freescale QorIQ P1025

    Uma proposta muito diferentev em termos de solução de processamento é o Freescale QorIQ P1025, pois é baseado num processador PowerPC.

    Este microcomputador vem com 512 MB de memória RAM DDR3, dois interfaces Ethernet, uma PCI x1 (MiniPCIe+USB), e duas portas USB 2.0, sendo proposto a um preço de 200 dólares.

    O Oval Elephant

    Com uma forma muito diferente de qualquer destes, o Oval Elephant assemelha-se auma pen USB, sendo nisso semelhante a algumas das soluções já aqui antes apresentadas, como o MK802 ou o CX01.

    O preço desta máquina é de apenas 74 dólares (58 euros), mas permite ter um mini-pc completo, com sistema operativo Android ou algumas soluções Linux.

    O processador é um ARM Allwinner A10 Cortex-A8, de 1GHz, com carta gráfica Mali-400, 1GB de memória RAM DDR3 e 4GB de armazenamento interno.

    Integrada está uma carta wireless 802.11b//g/n, um slot microSD, com a qual se pode expandir o armazenamento até 64GB, uma porta miniUSB e uma porta USB 2.0, além de uma porta HDMI e microfone integrado.

    O sistema operativo pré-instalado é o Android 4.0, mas é possível instalar até mesmo o Linux Ubuntu, a partir do suporte total ao projeto Linaro, o que permitirá ligar até um rato wireless, um cabo USB, um cabo mini-USB, para alimentação, um cabo HDMI e uma hub USB de quatro portas. O Elephant pode ligar-se a um monitor ou TV.

    O DETSEL -01

    Baseado num processador Intel Atom de 1,6 GHz, e produzido pela Communication Technology, o DETSEL -01 é mais uma proposta de micro-PC que literalmente cabe na palma de uma mão.

    Com dimensões de 25 mm x 74 mm x 12 mm, o DETSEL-01 vem com 1GB de RAM DDR2 a 800MHz, carta wifi 80211 b/g/n, Bluetooth 4.0, uma porta Ethernet, uma porta VGA (outra versão tem uma HDMI) e ainda duas portas USB 2.0.

    Há duas versões propostas quanto ao armazenamento, com 64GB e 128GB, com interface Sata 2 de 3GB/s.

    É possível instalar qualquer distribuição Linux (ou Microsoft Windows 7 ou XP.

    O preço do DETSEL-01 é de de cerca de 325 euros.

    O Kontron KTT30/mITX

    Proposto na forma de uma motherboard, o Kontron KTT30/mITX é um miniPC baseado no processador quadcore Nvidia Tegra 3, de 900 MHz, capaz de oferecer consumos inferiores a 7 watt. Vem com 2GB de RAM DDR3, Nvidia GEForce dotada de elevadas performances.

    Vem também com uma porta mPCIe, uma porta HDMI e uma Sata 2.0, duas portas USB 2.0, uma microUSB, uma porta Ethernet e uma porta audio. Com um consumo muito reduzido, o Kontron KTT30//MITX pode suportar um sistema operativoLinux.

    O preço deverá andar à volta dpos100/120 euros

    Por: LC

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].