Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 17-10-2012

    SECÇÃO: Saúde


    “Desemprego” e “Soluções para Jovens Enfermeiros”

    foto
    Falar em desemprego na enfermagem e encontrar soluções para jovens enfermeiros, pressupõe uma análise/reflexão sobre a conjuntura atual do País nas questões de regulação, quer do mercado de ensino de enfermagem quer do mercado de trabalho na área da saúde.

    Numa década a formação de enfermeiros passou de um défice a um excesso da oferta, sem o devido equilíbrio entre esta e a respetiva absorção pelo mercado.

    De facto, há doze anos atrás abriam-se processos de admissão para enfermeiros nos estabelecimentos de saúde e as vagas não eram totalmente preenchidas. Assistia-se a um mercado de trabalho carenciado. Perante essa situação, as escolas superiores de enfermagem viram uma oportunidade de aumentar o número de alunos e de cursos, por ano e assistiu-se a um novo paradigma no âmbito da formação de novos enfermeiros, com a abertura de cursos de enfermagem por outros estabelecimentos de ensino, como escolas de saúde, universidades e institutos politécnicos.

    Não houve a preocupação de regular a oferta formativa com a realidade de respostas do mercado de trabalho nacional. Adicionada a essa situação passamos a estar confrontados com uma conjuntura económico-financeira nacional e europeia grave, que implicou fortes constrangimentos orçamentais. Essas medidas, passaram essencialmente pela diminuição de despesa pública, com reflexo na capacidade de absorção de recursos humanos. As organizações de saúde, públicas e privadas, rapidamente adotaram procedimentos de retração na contratação e de dispensa de trabalhadores com vínculos precários.

    Porém, convém não esquecer que os dados disponibilizados pelas diferentes entidades oficiais nacionais e europeias, dizem-nos que existe no País um rácio enfermeiro/mil habitantes de 6,1, o que configura um claro défice relativamente àquele que é proposto pela OCDE, que se cifra em 8,7. Basta auscultarmos os enfermeiros nos diversos contextos da sua prática clínica, quer das organizações públicas quer privadas, para obtermos a confirmação dessa evidência de sub-dotação nos serviços.

    A emigração tem sido a solução mais utilizada nos últimos tempos (na SRN, cerca de 900 pedidos de declarações, em 2012). As razões são óbvias e aceitáveis, porque o jovem enfermeiro necessita de trabalhar, organizar a sua vida pessoal e não quer perder competências profissionais que a inatividade coloca em risco. Consultem a Ordem dos Enfermeiros (OE) e outras organizações de credibilidade reconhecida, para serem salvaguardadas as medidas de cautela e de reserva nos processos de emigração.

    Como representante da OE e enquanto presidente da Secção Regional do Norte (SRN), preocupa-me toda esta situação de compasso e eventual estagnação dos jovens enfermeiros. Para minimizar alguns dos efeitos inerentes à situação, principalmente o afastamento de contextos formativos e de alguma desatualização profissional, a SRN tem realizado, e vai continuar a realizar, algumas atividades formativas, internas e externas, de temáticas diversas, disponibilizando-as de forma gratuita aos membros desempregados.

    Por: Jorge Cadete (*)

    (*) Presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].