Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 17-10-2012

    SECÇÃO: Saúde


    SETOR DOS DISPOSITIVOS MÉDICOS EMPREGA 540 MIL PESSOAS NA EUROPA

    Associações de dispositivos médicos formam aliança europeia

    foto
    Acaba de ser anunciada em Bruxelas a constituição da MedTech Europe, a primeira aliança de Associações Europeias de Tecnologias Médicas. Fundada pela EUCOMED – European Medical Technology Industry Associativos e pela EDMA – European Diagnostic Manufacturers Association, a aliança tem como objetivo a colaboração em áreas de interesse político comum. Agrupando nesta primeira fase as áreas dos dispositivos médicos e do diagnóstico, a aliança está recetiva à adesão de outras associações do setor. De imediato a atividade da aliança será dedicada ao novo quadro regulamentar recentemente proposto pela Comissão Europeia, à estratégia da indústria para o próximo quinquénio, à avaliação das tecnologias médicas e às questões ambientais e de segurança dos doentes.

    «Estamos muito satisfeitos com o lançamento da MedTech Europa pois surge numa altura em que é fundamental uma maior cooperação entre as associações da indústria de tecnologias médicas. Estamos confiantes de que esta aliança será uma oportunidade para melhor poder contribuir para uma solução sustentável nos sistemas de saúde da Europa», adianta Humberto Costa, secretário-geral da APORMED, associação que representa Portugal nesta Aliança.

    E acrescenta: «A futura estratégia da indústria assenta no reconhecimento de que a sustentabilidade dos sistemas de saúde também passa pela colocação no mercado de tecnologias inovadoras que acrescentem valor e contribuam para atingir os melhores resultados na prestação de cuidados e na melhoria de qualidade de vida dos doentes».

    «A Aliança não só significa uma representação mais forte e mais consistente da indústria europeia de dispositivos médicos, mas também introduz um fator de unidade no debate das principais questões que dizem respeito ao setor, tornando assim mais fácil o diálogo com os restantes parceiros», comenta Serge Bernasconi, diretor executivo da MedTech Europa.

    Para mais informações sobre a nova Aliança consulte o site www.medtecheurope.org.

    O sector dos dispositivos médicos emprega cerca de 540 mil pessoas na Europa. Este setor gera anualmente vendas na ordem dos 105 mil milhões de euros, dos quais investe 8% em pesquisa e investigação. Existem cerca de 22 500 empresas de dispositivos médicos na Europa.

    A APORMED, a maior associação nacional das empresas que atuam no setor dos dispositivos médicos e tecnologias para a saúde, foi fundada em 1990 e conta atualmente com 47 empresas que representam cerca de 60% do mercado de dispositivos médicos, avaliado em cerca de 720 milhões de euros.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].