Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 17-10-2012

    SECÇÃO: Arte Nona


    1ª EMISSÃO DOS HUMORISTAS 1912 – 2012

    Pioneiros da caricatura humorística nacional homenageados em selos dos CTT

    foto
    Os CTT - Correios de Portugal homenageiam os pioneiros da caricatura e desenho humorístico português com a emissão filatélica 1ª emissão dos humoristas 1912 – 2012, que reproduz em selo imagens de 12 artistas nacionais que marcaram a segunda década do século XX.

    Com selos de valores faciais que variam entre os 0,32 e os 0,80 euros, são reproduzidas em selo obras de Rafael Bordalo Pinheiro, Emmerico Nunes, Suart Carvalhais e Almada Negreiros, e, numa folha especial de oito selos, de Francisco Valença, Cristiano Cruz, Menezes Ferreira, Celso Hermínio, Jorge Barradas, Américo Amarelhe, Canto da Maya, Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro.

    A edição assinala a passagem do primeiro centenário sobre o 1º Salão dos Humoristas Portugueses, que se realizou a 9 de maio de 1912, expondo em Lisboa, ao Chiado, no Grémio Literário, obras de vinte e oito artistas. A capa da pagela reproduz o desenho do cartaz do salão, da autoria de Hugo Sarmento.

    Com design do Atelier B2, os selos reproduzem imagens de coleções do Museu Rafael Bordalo Pinheiro (Câmara Municipal de Lisboa, do Museu Nacional do Teatro, do Instituto Português do Património Cultural, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Biblioteca Nacional de Portugal e de coleções particulares.

    A iniciativa de realizar o 1º Salão dos Humoristas Portugueses, em 1912, partiu da recém-formada Sociedade de Humoristas Portugueses, presidida por Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro, filho e sucessor de Rafael Bordalo Pinheiro, e um dos autores expostos. Entre os visitantes da exposição esteve Manuel de Arriaga, o primeiro Presidente da República, que a título pessoal, sem se fazer anunciar, visitou o salão e adquiriu uma peça de cada um dos expositores.

    As obliterações de primeiro dia decorrem nas estações dos Correios de Lisboa (Restauradores), Porto (Município), Funchal (Zarco) e Ponta Delgada (Antero de Quental).

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].