Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2012

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL

    Ecos da memorável 13ª edição do Torneio Internacional de Basquetebol do CPN…

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    É sem margem para dúvidas um dos grandes eventos desportivos que anualmente tem lugar na nossa cidade. Um certame destinado ao basquetebol de formação que tem catapultado o nome de Ermesinde não só para os quatro cantos do nosso Portugal como também para o estrangeiro, de há uns anos a esta parte. E este ano este facto ficou – uma vez mais – nitidamente evidente. Falamos do Torneio Internacional de Basquetebol do CPN, que este ano cumpriu a sua 13ª edição, e que pela primeira vez na sua história foi dividido por dois fins de semana consecutivos, tendo reunido à sua volta mais de 400 atletas nacionais e internacionais, as quais durante seis dias (21, 22, 23, 28, 29, e 30 de setembro) vivenciaram momentos inolvidáveis diante de pavilhões (Gimnodesportivo de Ermesinde e do CPN) quase sempre repletos de público – aqui reside mais uma nota muito positiva do evento, a forte adesão de espetadores –, momentos não só de grandes espetáculos desportivos mas também de salutar convívio e amizade entre todos. Em termos de equipas estiveram em Ermesinde durante este período 34, oriundas de vários pontos do país, bem como de Espanha e França.

    Desportivamente falando o CPN foi digamos que o grande vencedor desta 13ª edição, já que venceu quatro (!) dos cinco escalões em competição. Começando pelo torneio de juniores a turma da nossa freguesia não deu chances à concorrência, batendo na final da competição o Coimbrões por 47-32. Coimbrões que ficaria com o 2º lugar do pódio final, seguidos – de forma classificativa – do Seis Nadal (de Espanha), Sporting de Braga, C.T.M. de Vila Pouca de Aguiar e da Juvemaia. O CPN viu ainda a sua atleta Sofia Almeida vencer o prémio de jogadora mais valiosa da competição.

    Tanto em cadetes como em iniciados o torneio desenrolou--se em duas provas, A e B. Em cadetes as cepeenistas foram imperiais, conquistando os dois torneios, o A e o B. No primeiro derrotaram na final o Carnide por 43-24, ao passo que no segundo venceram no jogo decisivo o Guifões por 55-30. Em termos classificativos o torneio de cadetes A ficou assim definido:

    1º CPN, 2º Carnide, 3º Seleção Distrital de Viana do Castelo, 4º Quinta dos Lombos, 5º José Régio, 6º Montgermont (de França). Quanto à jogadora mais valiosa, o título foi para a cepeenista Catarina Rolo.

    Já em cadetes B a classificação ficou assim ordenada:

    1º CPN, 2º Guifões, 3º António Aroso, 4º A.T.C. Famalicão. A melhor jogadora foi Catarina Miranda, do CPN.

    Em iniciadas o título do torneio principal, isto é, a competição A, ficou em casa, tendo as ermesindenses batido na final a Seleção Distrital de Viana do Castelo por 50-25. No 3º lugar desta prova ficou o Lousada, ao passo que nas restantes posições quedaram-se Desportivo de Leça, Cortegada (Espanha), e Caril (também de Espanha). A melhor jogadora foi a propagandista Eva Pereira.

    foto
    Iniciadas B foi a única competição em que o CPN não festejou o título de campeão, acabando por ficar na 4ª e última posição, atrás de C.T.M. Vila Pouca de Aguiar (1º), Juvemaia (2º), e Vagos (3º). Dulce Duarte (Vila Pouca de Aguiar) venceu o prémio de melhor jogadora.

    Paralelamente às competições de juniores, cadetes e iniciadas (todos eles na variante feminina) decorreram ao longo do torneio várias demonstrações de mini-basquete, contando com a presença de várias equipas da região, neste caso com atletas masculinos e femininos.

    Agostinho Pinto, o coordenador da Secção de Basquetebol do CPN, era no final deste 13º torneio internacional um homem naturalmente feliz e orgulhoso pela forma como tudo tinha decorrido, classificando a edição como fantástica – a todos os níveis – e indiscutivelmente um dos melhores torneios alusivos ao basquetebol de formação que anualmente se realizam em Portugal, tendo ainda endereçado um agradecimento público a todos os patrocinadores, à Câmara Municipal de Valongo, à Junta de Freguesia de Ermesinde, e muito em especial aos pais de todas as atletas do CPN pela ajuda importante que deram ao longo destes dois fins de semana. Na cerimónia de encerramento e de entrega de prémios marcaram presença diversas personalidades públicas locais, entre outras os presidentes da Câmara e da Junta, respetivamente João Paulo Baltazar e Luís Ramalho, bem como o anfitrião da festa, Paulo Sousa, presidente do CPN.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].