Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 22-05-2012

    SECÇÃO: Educação


    Projeto Encontro de Gerações

    foto
    Tendo como objetivos principais combater a solidão e melhorar o ambiente, um grupo de alunos da turma E do 7º Ano da Escola Secundária de Ermesinde, no âmbito da disciplina de Formação Cívica, tem vindo a desenvolver várias atividades dinamizadas por si, encarregados de educação e professores, no quadro do projeto Encontro de Gerações.

    Assim, hoje, dia 22 de maio, um grupo de alunos esteve, mais uma vez, de visita a idosos utentes do Lar de S. Lourenço do Centro Social de Ermesinde, com quem manteve o convívio e realizou várias atividades.

    Amanhã, dia 24 de maio, quinta-feira, irá realizar-se um jantar convívio para angariação de fundos, com música ao vivo. E depois de amanhã, sexta-feira, dia 25 de maio, das 4h30 às 15h30, outro grupo de alunos vai iniciar o convívio e atividades com idosos da Casa do Povo de Ermesinde.

    O projeto

    e a conferência

    O projeto Encontro de Gerações está enquadrado na preparação da Conferência Internacional “Future Problem Solving Program International” (FPSI) 2012, que terá lugar de 7 a 12 de junho de 2012 na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, participando nele, durante todo o ano letivo, mais de 50 mil jovens de todo o mundo, embora apenas cerca de 3% seja convidado, como é o caso deste grupo da Escola da Escola Secundária de Ermesinde, a participar na Conferência Internacional.

    Conforme explica a diretora do FPSI para Portugal, Ivete Azevedo, o «encontro é dirigido aos jovens que demonstram ser capazes de resolver criativamente problemas. E, se por um lado o objetivo é encontrar, através de uma competição, os vencedores internacionais, é também uma oportunidade única de partilha. Poderão também conhecer, conviver e aprender com estudantes da Austrália, Grã-Bretanha, Japão, Coreia, Malásia, Nova Zelândia, Singapura e dos 40 estados nos Estados Unidos».

    A cerimónia de abertura, com o desfile das bandeiras de cada país, onde se espera ver a de Portugal, será na quinta-feira às 07h45 do dia 7 de junho, com a cerimónia de encerramento a ser realizada no domingo, 10 de junho, aproximadamente às 12h30.

    Qual era

    o ponto da situação

    a 26 de abril

    Um relatório do Projeto Encontro de Gerações, datado de 26 de abril, fazia o diagnóstico de que, em pleno século XXI, há cada vez mais pessoas idosas a viver sozinhas e em solidão, apontando depois um plano para «aumentar a interação dessas pessoas com a sociedade, para que tenham um significativo aumento na sua qualidade de vida, em Ermesinde, ao longo de 2012 e mais além».

    Estabelecendo a metodologia de trabalho e as parcerias, o documento referia depois os primeiros contactos dos jovens com os idosos do Centro Social de Ermesinde, a 23 de Abril, agendava uma sessão de formação dos alunos na Lipor, a 4 de maio, anunciava a divulgação do projeto junto da Polícia de Segurança Pública de Ermesinde e da Casa do Povo, estando ainda prevista, na data referida, uma ação de formação com as técnicas do Centro Social de Ermesinde.

    É todo este projeto que tem, entretanto, vindo a avançar, ajudando «os idosos a cuidar do ambiente se isso contribuir para o aumento da sua autoestima».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].